terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Feliz Ano Novo! Resoluções para 2016!

Antes de mais, Feliz Ano Novo para todos!! Que este seja um ano cheio de coisinhas boas e muito sucesso em todas as áreas! Quero agradecer a todos aqueles que estiveram presentes durante o ano que passou. Foi o ano em que o PurEssence sofreu a sua maior e melhor mudança, tornando-se um blogue verde e 100% ético. Como tenho passado muito tempo pelos lados de África, muitos dos produtos que mostrei foram africanos, e sei que para algumas pessoas (ou todas) poderão não ter qualquer interesse, pois não os podem adquirir em Portugal, mas a minha ideia é e vai continuar a ser mostrar-vos aquilo que uso e os ingredientes que são aceitáveis para mim, daí fazer a análise dos mesmos em cada review. Quero agradecer a todas aquelas pessoas antigas que ainda permanecem por cá e que continuam a ler o meu trabalho e às novas que serão sempre bem-vindas. Durante o ano que passou, consegui manter a minha alimentação vegan semi-crudívora e usar apenas produtos naturais. Amo o meu estilo de vida e orgulho-me imenso de ter chegado onde cheguei e estou muito feliz por tudo o que aprendi e pelas pessoas que se cruzaram no meu caminho, directa ou indirectamente, que me ensinaram tanto e me fizeram evoluir e ser mais apaixonada por este estilo de vida. 

Para 2016, quero aprofundar ainda mais os valores que desenvolvi em 2015. Estes são alguns deles:

Analisar sempre bem os rótulos de tudo o que compro, quer seja alimentar ou cosmético, pois um produto que se diz natural, pode não o ser na realidade. Conhecer os ingredientes que constituem um produto é muito importante e ainda há tanto que aprender.

Ser cada vez menos e menos consumista. Para quê ter mil e um produtos? Para ficarem na prateleira e só serem usados anos depois? Marketing é uma coisa poderosa que nos bombardeia e nos consome todos os dias, quer por palavras ou imagens, e todos nós somos levados a comprar coisas face a isso. Perceber os esquemas e treinar o cérebro para ser indiferente a isso são coisas essenciais. Comprar sim, mas apenas o que é essencial e necessário no momento. Os saldos são apenas saldos e são bons quando se sabe comprar.

Comprar apenas por necessidade e não por capricho (este vai de encontro ao anterior). Há coisas muito bonitas e que nos fazem sentir de imediato vontade de comprar, e queremos ter aquilo só porque sim e porque é bonito, mas será que é realmente necessário? Provavelmente já tiveram aquele sentimento de arrependimento após comprar algo, quando percebem que não precisavam ou simplesmente chegam a casa e já não é tão bonito quanto achavam. Isso acontecia-me muitas vezes, felizmente agora aprendi a controlar-me.

Valorizar e comprar coisas feitas à mão. Eu sempre gostei de coisas feitas à mão, mas sempre preferia comprar nas grandes superfícies comerciais. Neste momento, eu simplesmente tento fugir desses sítios e sempre que posso compro algo artesanal, afinal de contas estas são as coisas onde está o verdadeiro amor e dedicação expressados e não só levamos para casa um objecto, levamos uma peça de um coração, de uma vida e isso é tão mas tão gratificante. Claro que ainda compro coisas em shoppings e lojas comuns, mas só em última opção.

Dar ao corpo produtos 100% naturais, puros e orgânicos. Um dos meus objectivos para este ano, no que toca a cosmética é usar apenas óleos vegetais - óleos para hidratar o rosto, o corpo, o cabelo, apenas óleos, nada de "funny products". O que há mais natural que um óleo vegetal? Mas há que certificar de que este é orgânico e puro. Produtos que não possam ser substituídos, como champô, amaciador, pasta de dentes, etc, irei continuar a usar, mas no que toca a hidratar a pele será apenas óleos. Os óleos essenciais e as águas florais puras também é algo que tenho vindo a apreciar muito e que pretendo incluir mais e mais na minha rotina. 

E estas são algumas das minhas resoluções! Além disso, quero tentar actualizar o blogue com mais frequência, mas sem promessas, pois isso é algo que por vezes me é difícil face ao estilo de vida que levo actualmente e aos projectos que se encontram em desenvolvimento.

Um bom ano e espero continuar a ver-vos por estes lados! :)

6 comentários:

  1. Feliz 2016! ♥ Espero que consigas actualizar mais o blog, eu vou continuar sempre aqui para te ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga, que tenhas um excelente ano! :D
      E obrigada pela tua presença no PurEssence durante todos estes anos, significa muito para mim ♥
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Olá Marisa, fico muito contente por ir acompanhando o teu percurso e pelas tuas determinações para 2016. Também eu estou a optar por um estilo de vida mais consciente e sustentável, embora esteja ainda numa fase inicial, estou muito satisfeita com alguns resultados. Um deles tem a ver com a produção de alguns cosméticos e artigos de higiene que antes comprava (desodorizante, cremes, óleos hidratantes,e sim, até pasta de dentes...)

    O meu blogue este ano vai passar por uma mudança e vou passar a colocar tutoriais, receitas e outras coisas que tenho aprendido nesta fase. Adorava ir trocando umas ideias contigo e partilhar experiências e por isso vou passando por aqui.

    Beijinhos e até breve, Ana | Universo Peca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Muito obrigada pela tua presença no PurEssence, fico tão feliz por te ter por cá!! :D

      Antes de mais, PARABÉNS pela iniciativa! Fico mesmo muito contente com o que me contas e estou muito curiosa para ver o que tens para partilhar e iria adorar trocar ideias e experiências contigo :)

      Eu também faço algumas coisas, mas poucas, esfoliante, máscaras faciais e desodorizante mas, este ano, quero apostar mais nisso e ter uma rotina o mais simples e naturista possível.

      Beijinhos e um bom ano!*

      Eliminar
  3. Well done angel this article is full of useful information and inspires us to be better:) All the best for 2016 and your amazing journey which I am so proud of you for, I will always be here supporting you you are the best!!!!!!!! Your no 1 fan;) xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks my love, all the best for 2016 for you too and thank you for always being here supporting me and my work and thank you for being my number one fan :D ♥ Lots of kisses and love Mwah*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿