sexta-feira, 30 de maio de 2014

Essência Nutritiva: Cerejas

O tempo passa de uma maneira impressionante e fiquei pasmada quando dei conta que esta rubrica já está em falta à mais de um ano. Desde já as minhas sinceras desculpas! Bem, para retomar a coisa e antes de terminar o mês de Maio venho falar de uma pequena delícia de puro prazer que anuncia a chegada e dá sabor aos dias mais quentes: as cerejas.
Características: as cerejas são frutos pequenos e arredondados de cor avermelhada que provêm da cerejeira, uma árvore originária da Ásia. Chegaram até nós através dos romanos e rapidamente se tornaram num fruto muito apreciado em todos os continentes. Em Portugal, a sua temporada começa no início de Maio e prolonga-se até finais de Agosto. Dependendo do sabor, a cereja pode ser classificada em duas classes, doce ou ácida, sendo que a doce é a mais consumida ao natural e a ácida utilizada no fabrico de conservas, compotas e bebidas licorosas, como a ginginha. A cereja doce possui uma cor vermelha-intensa, oscilando entre o encarnado e o quase negro, polpa rija, macia e sumarenta, textura suave e sabor adocicado. É rica em frutose, proteínas, cálcio, ferro, fibras e vitaminas A, B e C. É um fruto muito pobre em calorias e que quando consumido ao natural tem propriedades refrescantes, desintoxicantes, diuréticas, laxativas e saciantes, ajudando na eliminação de toxinas e líquidos e no combate à prisão de ventre. Por ser muito rica em tanino, se consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 g por dia. É um fruto que não amadurece após a colheita, pelo que deve ser apanhada o mais madura possível, sendo que as mais rijas, carnudas e de polpa mais escura são sempre as que têm melhor qualidade.

Curiosidades
✿ A palavra cereja vem da cidade turca de Cerasus, sendo a Turquia o maior produtor mundial de cereja.
E possível que o consumo de cerejas date da Idade da Pedra, pois segundo estudos foram encontrados  alguns caroços em cavernas.
✿ Em todo o mundo produzem-se anualmente cerca de dois milhões de toneladas de cerejas. 
✿ Nas mulheres, o chá de pés de cereja secos ajudam no alívio de infeções urinárias.
✿ Os caroços de cereja podem ser usados como enchimento de almofadas, que se aquecem no microondas para o alívio de dores musculares.
Na cosmética encontram-se alguns produtos elaborados com cereja. Seguem alguns exemplos abaixo: 1. Champô 2 em 1 Crianças de Cereja Garnier Ultra Suave; 2. Bálsamo labial Carmex de Cereja; 3. Geleia Real de Cereja Oriflame; 4. Bálsamo labial de Cereja Oriflame; 5. Linha Wild Cherry da The Body Shop (body butter e body scrub).

Sendo eu uma apaixonada pelas flores de cerejeira nem sei como as cerejas não são o meu fruto preferido, mas de qualquer forma ficam em segundo ou terceiro lugar no ranking. No que toca a cosmética já experimentei a geleia real e a body butter da TBS, tendo gostado muito de ambas. 

Quem é que aqui adora cerejas? Já experimentaram algum produto com este fruto?

2 comentários:

  1. Adorei este post! Está muito bom, muitos parabéns!!!

    Eu gosto muito de cerejas e da flor de cerejeira também! Mas, por acaso, não tenho nenhum cosmético de cereja. Tenho de arranjar um!

    Importavas-te se eu adapta-se algumas partes deste teu post para um post meu? Claro que diria que vim aqui buscar e divulgaria o teu blog!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh muito obrigada Sara! Que bom que tenhas gostado :)
      Olha eu recomendo a geleia real da Oriflame, é um produto excelente e a versão com aroma a cereja é divinal, eu adorei mesmo! Não me importo nada, estás à vontade para retirar a informação que quiseres e desde já agradeço a referência e divulgação :)
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿