domingo, 9 de junho de 2013

Motivo de Ausência

Mil desculpas a todas as minhas leitoras por esta ausência tão prolongada, tanto no PurEssence como na blogosfera em sim, mas tive um motivo muito forte para tal, que passarei a explicar de seguida. 


No dia 22 de Maio tive a triste notícia de que a Mia, uma gatinha que fora acarinhada por mim à cerca de dois anos (até falei dela aqui), tinha morrido atropelada no dia 20 de Maio, deixando para trás uma ninhada de 5 gatinhos com pouco mais de duas semanas. Eu adoptei a Mia em Viseu, mas não podia levá-la para Potimão, por isso, acabou por ficar aos cuidados de um casal, que na altura se afeiçou muito a ela. No entanto, era um animal que era mantido na rua. Eu achava a Mia uma gata lindíssima, tinha uma pelagem preta, mas ao sol ficava com reflexos fogo. O nome foi derivado ao facto de miar muito. 


Assim que soube dos bebés pedi para os ver. Estavam escondidos dentro de um balde perto da porta de casa do casal e muito mal cuidados. Ver os bebés mexeu muito comigo e senti que era minha obrigação tomar conta deles, era uma responsabilidade que tinha de acarretar, talvez por serem filhos da Mia, que tão especial era para mim. De alguma forma queria fazer algo por ela, visto que não tive oportunidade de me despedir e a única forma era ajudando os seus bebés a viver. O casal andava a dar-lhes leite de vaca, que tão mal lhes faz, derivado à lactose que possui, por isso dirigi-me logo a uma clínica veterinária e comprei leite apropriado e de qualidade. Os gatinhos também estavam infectados com Coriza, mas depressa arranjei antibiótico para os tratar. Os primeiros tempos foram muito difíceis, pois tinha de me deslocar várias vezes ao dia até casa da senhora para tratar deles. Ainda andei nisto durante uma semana, até que um deles morreu e outros começaram a dar sinais de extrema fraqueza. Tinha de fazer algo e a única solução era levá-los para minha casa. Falei com a minha senhoria, mas era uma situação complicada, visto que na casa onde estou, na altura, tinhamos uma gata com uma ninhada de 3 gatinhos com cerca de mês e meio e não poderia haver qualquer tipo de contacto. Acabámos por chegar a um acordo e os gatinhos da Mia ficaram fechados na casa do gás. Pensei que eles estando perto tudo seria mais fácil, mas não poderia estar tão enganada. Foi realmente muito difícil e cansativo estar quase 24h com eles e conseguir fazer de mãe a tempo inteiro. Foram dias a fio dedicados aos bebés e noites muito mal dormidas. Ao segundo dia, outro dos bebés acabou por morrer, estava muito fraco e recusava-se a beber o leite. Nada consegui fazer por ele. Restaram três. As coisas acabaram por acalmar um pouco, mas o meu tempo continuou apenas direccionado para eles, não podia sequer sair de casa, porque em poucas horas eles começavam num choramingo infernal. Estava com três gatinhos, dois deles bastante fracos, pois recusavam beber a quantidade de leite necessária. Um deles ainda esteve à beira da morte, mas consegui que voltasse a si. Aparentemente parecia ter melhorado e estar bem, mas acabou por morrer dois dias depois. Fiquei extremamente abalada e sem perceber o porquê da sua morte, mas restavam dois e tive de dar tudo por tudo para os manter vivos. As coisas ficaram feias, quando fiquei doente e até tive de cama, mas felizmente consegui fazer o esforço para estar com eles. Desde então que ainda estou doente e sem saber o que tenho, mas consigo levar a minha vida normalmente e ser uma mamã adoptiva dedicada. Entretanto a ninhada cá de casa foi embora e consegui que a gata adoptasse os meus bebés. A partir daí os gatinhos melhoraram considerávelmente.


Consegui salvar dois dos bebés da Mia e, neste momento, estão bastante saudáveis, mas ainda a fazer tratamento da Coriza. Acabei por ter de os levar ao veterinário e, apesar da grande despesa, sei que estão bem e isso é o mais importante para mim. Sinto-me uma mamã muito babada e feliz por ter "criado" estas duas doçuras. Eles estão para adopção, mas não resisti a dar-lhes nome. A Sakura (flor de cerejeira) é a fêmea (à direita), um doce de menina, muito calma e passiva, brincalhona e mimada. Já o Yoshi (boa sorte, alegria) é um autêntico macho (à esquerda), muito brincalhão, aventureiro e destemido. Adora morder e trepar pelas pernas da mamã, principalmente quando quer comer ou procura um sítio confortável para dormir. É difícil para mim ter de dar estes gatinhos, pois estou muito afeiçoada a eles, mas já tenho uma gatinha e nem os meus pais querem mais animais. Se alguém estiver interessado em adoptar um deles, que entre em contacto comigo para o email do blog.

E pronto, já sabem o motivo da minha ausência e peço desculpa, mas era mesmo impossível para mim ter tempo para o blog. Este mês ainda vai continuar parado, pois só entregarei os gatinhos a partir de dia 28. Mas vou tentar lançar alguns posts e um sorteio de aniversário do blog no dia 14 de Junho.

7 comentários:

  1. Um motivo mais que justificado :) Ainda bem que dois foram fortes para resistir. Sei o quanto é complicado, encontrei dois gatinhos e tentei com que conseguissem sobreviver, apesar de já terem duas semanas também comiam muito mal e não queriam comer muitas das vezes. Acabaram por morrer e parece que fica um buraco no coração quando nos afeiçoamos aos animais.

    Com duas gatas em casa é-me impossível ficar com algum deles mas vou partilhar pode ser que se encontre um dono :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que situação mais complicada. Compreendo que seja mesmo muito difícil para ti teres que te separar dos gatinhos, afinal foi graças a ti que os bichos sobreviveram.
    A montagem que fizeste do Yoshi e da Sakura está mesmo muito bonita! :D
    Vou, também, partilhar este post para ver se consegues um dono para os miaus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Opah que cena :s
    Eu tenho a minha nina e só eu sei o que foi deixar a nala...
    Eu vou partilhar no meu facebook e espero que consigas encontrar casa para os dois gatinhos!E as melhoraas!
    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que conseguiste salvar alguns deles! Espero que arranjes casa com gente que os adore! ;)
    São mesmo lindos! *

    ResponderEliminar
  5. Admiro imenso a tua atitude! Espero que consigas um lar para eles =) Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pelo vosso apoio meninas! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. This is a beautiful story:) <3 One of courage, of bravery, one of love and so much more!!!! I hadn't met you when this happened but I am so proud of the soul you are, you have always been so kind and this is just one part of your story that leavea me speechless honestly this is so special and you will always be blessed and have miracles throughout your life because of your attitude, your understanding, patience, kindness and love you such a beautiful and huge heart and you never give up <3 Well done may you find true happiness and love and may you know just how amazing you truly are, all the souls you help will always be so grateful and that connection is forever, this love is forever!! Xoxo Ba*

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿