sábado, 6 de abril de 2013

Review: Champô de Bebé Mustela

Hoje trago-vos a review de um produto capilar que tenho vindo a usar desde Setembro. Como tenho o couro cabeludo oleoso, gosto de utilizar um champô de textura transparente na primeira lavagem (Pequenas Dicas: Texturas) e, os meus preferidos, são os de bebé. Por norma, estes champôs são transparentes e possuem uma fórmula mais suave e delicada e, como se costuma dizer, se é bom para os bebés também é bom para nós! Bem, na verdade isto é uma afirmação um pouco polémica, pois já li quem diga que os produtos de bebé não são adequados ao nosso pH, quer da pele, quer do cabelo. Eu pessoalmente adoro e nunca tive problemas com nenhum, muito pelo contrário, acho que fazem maravilhas pelo meu cabelo/pele. Qual a vossa opinião?


Segundo a Mustela:
O champô ideal para lavar os cabelos finos e delicados do bebé. Limpa com suavidade, graças à sua base lavante vegetal ultra-suave, respeitando o equilíbrio frágil do couro cabeludo. Contém pH lagrimal. Enxagua-se facilmente e evita a formação de pequenos nós. Elevada tolerância cutânia. Com extratos de camomila, derivados de coco e de proteína de trigo. Sem parabenos, sem ftalatos e sem fenoxietanol.  

Teste de eficácia realizado sob controlo dematológico. Percentagem de satisfação: produto suave para o couro cabeludo 85%, espuma untuosa 85%, cabelos sem electricidade estática 95%. Teste de utilização realizado durante três semanas. 
A minha opinião: 
No que toca a champôs de bebé, as minhas escolhas sempre recaíram para as famosas marcas de hipermercado: Jonhson's Baby e Corine de Farme. Já usei os champôs de ambas as marcas e gostei igualmente dos dois. Quando comecei a apostar em melhores produtos para o cabelo e passei a adquiri-los na farmácia ou nas lojas de produtos profissionais, achei que devia seguir o mesmo exemplo com o champô de bebé e procurar um de qualidade superior. A marca que escolhi foi a Mustela, não só por gostar bastante dela, mas também por ser a que encontrei com um champô destinado apenas a cabelos, pois como sabem alguns champôs de bebé são um 2 em 1 e servem também como gel de banho. Não há muito que eu possa dizer sobre este produto a nível de eficácia, pois ele faz exatamente o mesmo que os restantes: limpa muito bem o cabelo e deixa-o a chiar, que é o que eu sempre procuro nestes champôs. No entanto, há uma coisa em particular e de extrema importância, que o difere dos outros: a quantidade de espuma produzida! Este champô produz menos espuma que os das outras marcas. Perante isto, fiz uma análise cuidada dos seus ingredientes e comparei-o com os ingredientes dos outros champôs, nomeadamente a nível de sulfatos. Para meu grande espanto, tanto o da Jonhson's Baby como o da Corine de Farme apresentam o composto que mais devemos evitar: o Sodium Laureth Sulfate. Este é um detergente muito utilizado nos produtos de higiene, cuja função é produzir espuma de forma eficaz e barata. Corre a informação de que este agente é prejudicial à saúde dos nossos cabelos e não só. Já o champô da Mustela não apresenta tal composto, no entanto, tem um seu semelhante: o Sodium Coceth Sulfate. Segundo a minha pesquisa, este também é um detergente, mas semi-sintético, que deriva de ácidos gordos obtidos a partir de óleo de coco e modificados com óxido de etileno. Também é um agente de espuma mas com menor toxicidade, sendo portanto mais suave para o cabelo e pele. Com o uso contínuo deste champô eu cheguei à conclusão de que não havia necessidade de comprar um mais caro, quando os de hipermercado fazem o mesmo trabalho, mas depois de analisar os ingredientes a minha opinião mudou por completo.

 

Quanto à embalagem, a Mustela caracteriza-se pelas cores branca e azul e é representada por um ursinho, que eu acho muito adorável. É dos produtos de bebé que mais me cativa pela imagem. A textura é transparente, como já antes referi, e tem uma coloração amarelada, que não é perceptível na foto. O cheiro é o típico a "bebé". Entretanto andei a procurar por champôs livres de sulfatos, mas a maioria da farmácia possui-os na sua constituição. O único que encontrei tão sauve na fórmula quanto o da Mustela foi o da Chico. Conhecem mais algum além destes dois? O ideal era utilizar um produto sem sulfatos, mas na ausência de tais produtos, sempre podemos investir nos que apresentam uma fórmula mais suave.

Embalagem: 200 ml/500 ml Comprar: Farmácias ou Parafarmácias Preço: 8,99€/12,99€

Nota: 9/10
✿✿✿✿✿✿

Usam algum champô transparente? Se sim, qual a vossa escolha?


9 comentários:

  1. Olá Marisa!
    Eu nunca fui muito tentada a comprar produtos da Mustela, pois lembro-me que o meu afilhado, quando era bebé fez alergia a um creme hidratante da Mustela. Desde ai fiquei um pouco reticente quanto a essa marca.
    Relativamente à Jonhson também me deixa desconfiada pois o clássico champô amarelo (que as meninas bloggeres até usam para lavar pincéis), arde-me nos meus olhos e nos olhos do meu filhote. Quando na publicidade do mesmo diz que não arde nos olhos.
    A marca de supermercado que compro e gosto é a Corine de Farme. Mas também vou ter que ir analisar os seus ingredientes, apesar de até hoje nenhum produtos desta marca me desagradou.
    Também temos a gama de bebé e criança da Oriflame, que me dá alguma confiança.
    Chego à conclusão que basicamente as marcas que se dizem orgânicas/naturais é que são as únicas de confiança.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Loua :)
      Pessoalmente, a Mustela é uma marca de que gosto muito. Já usei vários produtos, como a loção corporal e o stick labial e, agora, o champô e dei-me muito bem com todos eles. Acho que é uma marca de muito boa qualidade, mas como em tudo, nem sempre os produtos funcionam da mesma forma em peles diferentes.
      Já usei muitas vezes o champô da Jonhson, mas nunca me apercebi que ardesse nos olhos. De qualquer forma, é uma marca que não me cativa muito. Já a Corine de Farme para mim também é a melhor. A gama da Oriflame nunca experimentei, mas já analisei os ingredientes e também possui sulfatos na sua constituição.
      A Corine de Farme apesar de ser natural, não dispensa o uso dos sulfatos, o que é uma pena. Mas olha que nem sempre se pode confiar nos produtos que se dizem orgânicos/naturais, pois por vezes pretendem apenas enganar o consumidor. Uma vez li um artigo na Deco Proteste que falava precisamente nisso. É sempre bom dar uma olhada nos ingredientes e não nos deixarmos levar pelo "orgânico". Eu agora ando muito atenta a essas coisas :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Eu por acaso nunca utilizo este tipo de produtos por um simples motivo: no meu cabelo não dá. Mas acredito que sejam de grande qualidade, especialmente se são para bebé :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o meu couro cabeludo oleoso, estes produtos são imprescindíveis. Já não passo sem eles! Eu também sou da opinião de que os produtos de bebé são de muito boa qualidade e mais suaves :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Nunca usei champôs de bebé, mas é sem dúvida uma abordagem diferente. =P A minha sobrinha desde pequenina que usou Mustela, só agora que já tem 3 aninhos é que mudamos para Garnier Kids. =P Quanto ao sulfato, já sabia que não é o mais indicado, mas depende muito da concentração do ingrediente. =)
    beijinho linda*

    J's Beauty Bubble
    J's Beauty Bubble Facebook Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Garnier Kids também é uma opção de primeira lavagem, pois é de textura transparente. E o cheirinho é maravilhoso! Sim, a maior ou menor nocividade dos sulfatos vai depender da sua concentração no produto, mas se tivermos oportunidade de adquirir um champô livre deste composto, o nosso cabelo agradece :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Excelente review como sempre! :D Bem, já viste os champôs da Klorane, da Phyto ou da Ducray? *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :D
      O da Klorane tem sulfatos. Da Phyto e da Ducray não vi, nem conhecia as marcas. Mas vou analisar ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá Marisa, antes demais deixa-me dar te os parabéns, por tal blog, tão fofinho e simples, gostei imenso!*-*
    O poste já e antigo mas ainda assim vou comenta-lo, também sou da tua opinião, uso produtos de bebês a maior parte das vezes porque eles são mais suaves e consequentemente menos propícios a causar-me alergias, mesmo comparando com produtos para adultos de pele sensível ou utópica e dou-me muito bem com eles. Também sempre usei marcas de supermercado mais especificamente a jonhson'baby mas gosto sempre de mudar e agora tenho optado para a mustela, que como os ingredientes indicam é ainda mais suave e têm o bônus de ser amiga do ambiente, quem se importa com a natureza têm sempre isso em conta. Enfim é a minha opinião no meio de milhares de opiniões. Gostei muito deste poste obrigada Marisa. <3

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿