sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pequenas Dicas: Higienização de Escovas de Cabelo

Quando lancei a review da Tangle Teezer, uma menina questionou-me acerca da limpeza das escovas de cabelo e achei que daria um tema interessante para partilhar com vocês aqui nesta rúbrica, pois mais do que uma questão de beleza, higienizar as escovas de cabelo regularmente faz bem à saúde. Aqui ficam algumas dicas práticas, rápidas e eficientes de como proceder na sua limpeza.

 

Com o passar do tempo, as escovas tendem a acumular sujidade, como pó, células mortas, oleosidade, resíduos de cosmética e fios de cabelo, e tudo isto é um autêntico manjar para ácaros, bactérias e fungos. Ao escovar, todos estes bichinhos são transportados para o nosso cabelo e podem mesmo afectá-lo de forma grave, através do aparecimento de caspa ou outras doenças. Além disso, um acúmulo de lixo pode retirar anos de vida à nossa escova.

Limpeza Diária
Um passo que eu acho de extrema importância e que deve ser uma regra básica para qualquer pessoa é: retirar sempre os fios de cabelo da escova após o uso. Isto permite manter diariamente a escova apresentável e, posteriormente, facilita na sua limpeza. Um acúmulo acaba por danificar a escova e diminuir a sua durabilidade, pois os fios emaranhados forçam e enfraquecem as cerdas. Podem retirar com a mão ou com auxílio de um pente. É uma tarefa simples e que leva apenas alguns segundos, por isso, nada de desculpas!

Limpeza Semanal
Primeiramente, à que retirar todos os fios de cabelo presentes na escova. Numa esponja humedecida deita-se uma pequena quantidade de champô ou sabonete líquido (de preferência neutros) e esfrega-se cuidadosamente a escova debaixo de água corrente. Uma vez eliminados todos os resíduos, enxagua-se bem, tira-se o excesso de água e deixa-se secar naturalmente.

Limpeza Profunda (a cada dois meses)
Novamente, à que retirar todos os fios de cabelo presentes na escova. Enche-se um recipiente com água quente e deita-se algumas gotas de água sanitária ou sabão netro e ainda uma colher de chá de sabonete líquido. Coloca-se a escova e deixa-se de molho por 15 a 30 minutos, consoante o grau de sujidade. Posteriormente, lava-se em água corrente e deixa-se secar naturalmente.

Nota: as escovas devem secar naturalmente, nada de utilizar secador! O calor excessivo diretamente sobre as cerdas diminuiu a sua vida útil.

Diferentes tipos de escova:
As recomendações de limpeza que descrevi acima servem essencialmente para escovas de madeira. Estas podem ser mergulhadas em água sem risco de estragar, pois o material recebe um tratamento para suportar a humidade. Mas existem tipos de escovas que requerem cuidados diferenciados, como é o caso das que possuem detalhes metálicos, plásticos ou em porcelana.


Metálicas: as escovas metálicas oxidam facilmente na presença de humidade. Há que minimizar o contacto da peça com a água, por isso não se recomenda deixá-las de molho. Devem ser lavadas rapidamente e enxugadas bem com um pano seco para retirar todos os resíduos de água.

Porcelana: as escovas de porcelana são bastante delicadas e requerem uma maior atenção durante a limpeza. Devem ser limpas com um algodão levemente humedecido, especialmente entre as fileiras de dentes. Se for necessário, pode ser utilizada uma pequena quantidade de sabão neutro para ajudar a eliminar a sujidade.

Plástico: as escovas almofadadas possuem partes confeccionadas em plástico que também não podem ser mergulhadas em água. Os dentes devem ser esfregados com uma escova de dentes ou com uma esponja macia humedecida com água e sabão neutro, posteriormente, enxagua-se cuidadosamente.

Costumam ter estes cuidados com a vossa escova de cabelo?

7 comentários:

  1. Boas dicas que deixaste aqui!
    Beijinhos e bom fim de semana!!
    :D
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não faço uma limpeza tão pormenorizada como tu explicas.
    Mas sempre que pretendo fazer limpezas profundas aos meus utensílios de beleza, o álcool é o meu melhor amigo.
    Coloquei álcool num burrifador e então toca a burricar tudo para limpar profundamente. Tem funcionado bem.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas.
    Admito, tenho pouco cuidado com as escovas!
    Ao ler as tuas dicas reparei que sou mesmo desleixada com as escovas, algo a mudar apartir de agora! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu tento tomar conta das que tenho :3
    quero ver se arranjo uma tangle no futuro também xD
    beijinho grandee*

    ResponderEliminar
  5. Olha, tirando a parte de remover os cabelos, nunca limpei as minhas escovas. Hoje, vou tratar da minha Tangle Teezer! ;) *

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos comentários meninas!
    Se ainda não fazem uma boa higienização das vossas escovas, então toca a criar o hábito! Afinal de contas, não pretendemos andar a passar sujidade para o nosso cabelo. Eu acho que numa Tangle Teezer o processo de limpeza é bem mais simples, pois é uma escova toda em plástico. Por vezes, até passo a minha apenas por água. A ideia da Loua, relativamente ao álcool, também me parece uma excelente dica! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿