quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Essência Nutritiva: Analogia dos Alimentos III

Sabem com que orgão se assemelham o abacate, a beringela e a pêra? E sabem quais os seus benefícios? Não? Então confiram abaixo toda a informação sobre estes três alimentos e se tiverem curiosidade espreitem a Analogia dos Alimentos, parte I e II.

Os abates, as beringelas e as pêras são semelhantes no seu formato, incidindo os seus benefícios sobre os mesmos orgãos. Estes ajudam à saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino, entre outros benefícios a nível cardiovascular.

1. O abacate é um fruto altamente nutricional e rico em calorias, que se privilegia pela presença de grande quantidade de lípidos, cerca de 18g por 100g de alimento. Estes lípidos são de extrema importância para a manutenção corporal, pois têm uma percentagem elevada de ácidos gordos monoinsaturados. Este tipo de gordura tem a capacidade de reduzir o colesterol total, o colesterol LDL (mau colesterol) e os muito conhecidos triglicéridos. Após uma semana de ingestão deste fruto é possível verificar a eficácia deste alimento, no entanto, sendo altamente calórico, a sua ingestão deve ser sempre controlada. Estudos indicam que, quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormonas, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancros cervicais. Coincidência ou não, o tempo de cultivo de um abacate, de flor a fruta é de exactamente 9 meses.

2. A beringela tem as mesmas funções que o abacate a nível cardiovascular, no entanto, ao contrário deste, apresenta um baixo valor calórico. Além de potencializar a descida do colesterol LDL, também ajuda na prevenção de algumas infeções urinárias e alguns tipos de cancro. Deve-se comer sempre a casca da beringela, pois é lá que se encontra o fitonutriente antocianina que tem estas capacidades. Para além de ter funções de tratamento e prevenção, também é um laxante natural ao qual poderemos recorrer em caso de obstipação. 

3. A pêra é um alimento rico em vitaminas, açúcar, água e potássio e, sendo um fruto suculento diz-se que o seu formato está correlacionado com o útero da mulher e que previne edemas e dores menstruais. Além disso, consegue drenar líquidos em excesso no corpo, pela presença do mineral potássio.  

[A informação foi retirada dos artigos "Analogia dos Alimentos", escrito por Magda Roma (nutricionista) e "Pura Coincidência?", da revista Estética Viva e presente no site Sapo Mulher.]

6 comentários:

  1. Excelente post, super informativo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico contente que tenhas gostado :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Abacate acho que nunca comi, à poucos dias descobri que gosto de beringela, e pêra sabe tão bem fresquinha no Verão! :) HEHE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro abacate! Beringela é que acho que nunca comi. A pêra também é muito boa :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Post excelente! :D Olha que, desta vez, não conseguia adivinhar os órgãos em questão.
    Beijinho

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿