quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Essência Nutritiva: Analogia dos Alimentos I

O próximo tema de conversa no Essência Nutritiva, não será sobre um alimento em concreto, mas sim, sobre o formato de vários alimentos. Sabiam que alguns alimentos, pela sua semelhança com diversos orgãos do corpo humano, são indicados para prevenir doenças com eles relacionados? Esta secção será dividida em quatro partes, de forma a dar-vos o máximo de informação, sem se tornar demasiado cansativo. Curiosas? Para começar vamos falar da cenoura, do tomate e das uvas. 

1. Uma rodela de cenoura parece um olho humano. A pupila, a íris e as linhas raiadas são muito semelhantes. A cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos pela presença da vitamina A ou retinol, que actua na retina. Sendo a dose diária recomendada (DDR) de 800 μg, basta comer metade de uma cenoura média, por dia, para ingerir a DDR. Com esta toma, prevenimos o aparecimento de problemas a nível da visão, tal como dificuldade de visão noturna e cataratas.  

2. Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho, assim como o coração é vermelho e tem quatro câmaras. O tomate é de facto um bom alimento para o coração e para a circulação sanguínea, pela presença do licopeno, o fitonutriente existente mais potente. Este é considerado um antioxidante e, a nível cardíaco, impede que o LDL (mais conhecido como mau colesterol) oxide, prevenindo a não formação de placas de ateroma que podem provocar arteriosclerose. O licopeno encontra-se em todas as formas de tomate: fresco, cozinhado, em polpa ou mesmo em ketchup. O tomate também possui vitaminas importantes e igualmente antioxidantes, tais como vitamina C e um mineral que é responsável pelo controlo da manutenção dos líquidos celulares e também da pressão arterial.

3. As uvas crescem em cacho, que tem a forma de um coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e são consideradas um alimento profundamente vitalizador para o coração e para o sangue. Isto deve-se aos fitonutrientes presentes: resveratrol e flavonoides, que se encontram em maior concentração no vinho tinto. Está provado que o sumo de uva fermentado (vinho) diminui a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Estes fitonutrientes são também antioxidantes. O resveratrol existe também numa planta, a azeda. Nesta pequena planta existe 100 vezes mais do que no vinho tinto ou nas uvas, no entanto, deve-se optar pelas uvas e pelo vinho e escolher sempre a cor do vinho mais escuro, tal como as uvas. Quanto mais escuro for a uva e o vinho, maior teor de resveratrol possui. 

[A informação foi retirada dos artigos "Analogia dos Alimentos", escrito por Magda Roma (nutricionista) e "Pura Coincidência?", da revista Estética Viva e presente no site Sapo Mulher.] 

Já conheciam estas analogias? O que acham deste tema?


6 comentários:

  1. Olá,
    gostei muito do post! É sempre bom aprender coisas novas! =D
    beijinho*

    http://jsbeautybubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana!
      Fico contente que tenhas gostado e que tenha sido útil :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Eu já sabia que esses alimentos eram benéficos para as partes do corpo que referiste, mas nunca me lembrei de o associar a nível visual a essas partes! xD
    Gostei do post e quero muito ler os próximos. Estive a pensar acerca de mais semelhanças e assim de repente só me lembro das amoras/framboesas vs alveolos pulmonares e claro feijões vs rins.
    Acertei em alguma combinação? XD *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenhas gostado! :D
      Heheh, acertaste numa das combinações! Agora é esperares pelos próximos capítulos para descobrires qual é :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Adorei este post, está muito giro e interessante :)
    Já sabia da associação do tomate ao coração, das outras não sabia :D

    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Xana! Que bom que tenhas gostado :D
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿