quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Essência Nutritiva: Papaia

Sabiam que a papaia é um potente antioxidante? E que o seu consumo ajuda na prevenção de doenças degenerativas? Conheçam abaixo todas as propriedades desta fruta tropical.


Características: a papaia (Carica papaya), pertence à família das Caricáceas e é um fruto originário dos trópicos americanos, especialmente da bacia Amazónica, das Caraíbas e da América Central. Actualmente, cultiva-se nos climas tropicais de todo o mundo. Deriva da papaeira, uma árvore que pode atingir até dez metros de altura, com um único tronco delgado e recto (verde em jovem e bege em adulto), de onde pendem grandes folhas dentadas, com uma nervura notável. O fruto possui uma forma alongada e uma casca fina e macia, amarela ou alaranjada. No seu interior, uma cavidade é preenchida com sementes negras e rugosas envoltas por uma membrana transparente, rodeada por uma polpa carnosa laranja forte e bastante doce. Muito consumida em Portugal, destaca-se pela sua riqueza em vitamina C - com 10 vezes mais que a laranja e 5 vezes mais que o kiwi - e pela sua quantidade abundante de betacarotenos, sendo um excelente fruto anti-envelhecimento, cheio de antioxidantes. Mas, a papaia possui uma qualidade única: propriedades digestivas, levadas a cabo por duas substâncias, a papaína e a carpaína. A papaína é uma enzima proteolítica, semelhante à pepsina (enzima presente de forma natural no nosso suco gástrico), que facilita a digestão de proteínas e o esvaziamento gástrico durante a digestão, evitando também a acidez e a acumulação de toxinas. Além disso, é também um potente anti-inflamatório e anti-tumoral. A carpaína é um alcalóide que, em conjunto com a papaína, actua sobre o líquido biliar, facilitando a digestão da carne e outros alimentos pesados e melhorando o processo de digestão. Os especialistas também lhe atribuíram outra função importante: melhora os casos de insuficiência cardíaca e é muito útil nas crises de taquicardia. Como estimula a digestão, a papaia pode ser consumida no final de refeições mais pesadas e com mais gorduras, de preferência bem madura, para melhor beneficiar das suas propriedades e não perder as suas qualidades, sobretudo a acção da papaína. Ao consumi-la, é preferível fazer alguns cortes superficiais com uma faca para que elimine a sua resina e deixá-la repousar durante uma hora, para que não seja indigesta ou amarga ao paladar.

Curiosidades
As sementes frescas da papaia contêm uma substância que elimina os parasitas intestinais, sobretudo as amibas; 
Consumida fermentada, utiliza-se na prevenção do envelhecimento geral, sendo muito utilizada em doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer. São os antioxidantes que exercem o efeito curativo;
✿ Ajuda a eliminar borbulhas e acne, impedindo que infectem. Remédio caseiro: fazer uma pasta com a polpa de papaia e aplicar directamente na face. Aguardar 30 minutos e retirar. Passar um gel de aloé vera com tea tree;
✿ Na cosmética encontram-se alguns produtos elaborados à base de papaia. Seguem alguns exemplos abaixo: 1. Linha de Papaya-Lemon da Greenland (shower gel, body butter e hand cream); 2. Linha de Papaya da Greenland (body & massage oil, body butter, lip balm); 3. Edição Limitada de Papaya The Body Shop (shower gel, body butter). 
 

Eu sou grande fã de frutos tropicais e este não é excepção. Costumo comprá-lo com grande frequência e adoro come-lo ao natural ou em sumos. De cosmética tenho a body butter da The Body Shop, mas só pretendo estreá-la num próximo Verão, pois associo o seu aroma mais a esta estação.

Gostam de papaia? Já experimentaram algum dos produtos?

10 comentários:

  1. Adoro papaia/mamão, um dos meus frutos preferidos e é fantástica mesmo, como todos os frutos com essa coloração laranja a vermelho.
    Nunca experimentei foi cosméticos com papaia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os frutos com esta coloração são uma verdadeira delícia e fazem muito bem ao nosso organismo :) Adoro mesmo! Falam muito bem da manteiga da TBS, ainda a tenho de experimentar!
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Não é fruto que aprecie muito, mas adoro a manteiga da TBS lol beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho de experimentar a manteiga, deve ser óptima! :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. desconhecia estas propriedades da papaia..muito interessante.bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos sempre a aprender coisas novas :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Papaia, hmmm, é dos meus frutos preferidos! Adoro o sabor tanto em gelado/iogurte, como em fruta ou sumo. Nos cosméticos também sou muito apreciadora do aroma a papaia e tenho a manteiga da TBS e o sal esfoliante da Greenland! Hmmm e que bem que cheiram! :D

    Eu já sabia a parte das enzimas da papaia, mas a parte das doenças era-me totalmente desconhecida! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa escolha a papaia! E o que achas do esfoliante da Greenland? Como é o grau de esfoliação? Eu gostava de experimentar o óleo corporal. Fico contente que tenha sido informativo o post :D
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Eu adoro frutos tropicais!
    Adoro o cheirinho da manteiga da TBS de papaia :)
    De resto não tenho mais nada com esse aroma!
    É sempre bom aprender coisinhas sobre os frutos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons os frutos tropicais!
      A manteiga cheira muito bem, assim como todas as outras da TBS xD
      Que bom que tenhas gostado e que tenha sido informativo :D
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿