segunda-feira, 16 de julho de 2012

Essência Nutritiva: Mirtilos

Lembram-se de vos ter apresentado aqui a nova rubrica do PurEssence? Pois bem, hoje trago-vos o primeiro post oficial de Essência Nutritiva. E como já tinha referido e podem ver pelo título, venho dar-vos a conhecer o mirtilo e as suas propriedades. Este que é dos meus frutos preferidos. Curiosas?

Os mirtilos (Vaccinium myrtillus L.), também conhecidos por arandos, erva-escovinha ou uva-do-monte, são um arbusto muito popular no Norte da Europa, mais que no Sul, crescendo também de forma espontânea na América do Norte e Canadá. Preferem regiões com clima moderado para florescerem, em solos siliciosos e ácidos, bosques e montanhas. No nosso país, infelizmente, está bastante subestimado, mas podemos encontrá-lo nos pinhais, matos e montanhas do Alto Minho, Marão e Serra da Estrela.


Características: pertencente à família das ericáceas, é um arbusto que pode atingir cerca de quatro metros de altura. Possui folha caduca com caules erectos multi-ramificados, folhas ovais e pontiagudas, flores pequenas, brancas ou cor–de-rosa e bagas redondas que se tornam preto azulado quando amadurecem. Estas bagas, de aspecto delicado, são muito ricas em taninos, ácidos orgânicos, glucósidos, pectinas, carotenos, flavonóides, antócianinas, vitaminas B e C, provitamina A e ácidos vegetais e sais minerais (ferro, manganésio e crómio). Os pigmentos antociânicos, que são antioxidantes, exercem no organismo uma acção anti-inflamatória e anti-hemorrágica (reforçando os vasos capilares e facilitando o transporte de nutrientes pelo corpo), ajudam a regenerar o pigmento roxo dos olhos, necessário para a visão nocturna, tendo sido muito utilizado pelos pilotos ingleses durante a segunda guerra mundial. Estudos recentes provam que as bagas de mirtilo podem melhorar vários problemas de visão que advêm da idade ou da diabetes, como a miopia e a degeneração da mácula e reduzem os sintomas de vista cansada. Combate insuficiências venosas como varizes e hemorróidas.Também melhoram a memória e ajudam a baixar o nível do mau colesterol. O fruto fresco é ligeiramente laxante e indicado para inflamações orofaríngicas, inflamações urinárias, antifúngico e anti-inflamatório. Externamente, pode utilizar-se em queimaduras, inflamação da mucosa oral, dos olhos e úlceras dérmicas. Precauções: devido ao alto teor em taninos, este fruto não deve ser consumido durante mais de três meses, pois pode causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras. 

Curiosidades
É um fruto muito apreciado em doces e compotas, crepes, gelados e sobremesas variadas. As bagas utilizam-se também em vinhos e licores;
Na Escócia, consomem-se com leite e nas ilhas Orkney, também na Escócia, fabricam um vinho de sabor delicado ao qual se juntam bagas de mirtilos;
Na Irlanda, onde são conhecidos por fraughans, deram o nome a um importante dia no calendário irlandês Fraufhans Sunday, que está associado ao primeiro domingo de Agosto em que as pessoas tradicionalmente iam para o campo namorar (courting) e colher mirtilos que eram os primeiros (wild berries) frutos silvestres a serem apanhados;
Devido aos seus elevados níveis de antioxidantes, os mirtilos são cada vez mais utilizados na elaboração de produtos de cosmética, pois protegem a pele contra os radicais livres e permitem que esta se mantenha jovem e bonita.

Na Dinamarca este fruto é muito abundante e super acessível, nada a ver com a exorbitância de preço que se vê em Portugal. Durante os três meses que lá estive, não houve uma única manhã que não os consumisse. Isso é algo que já sinto saudades, mirtilos fresquinhos todas as manhãs a acompanhar os cereais. Nunca antes tinha comido tanto deste fruto e acreditem que me souberam muito bem! Na cosmética, tudo o que seja elaborado à base de mirtilos me fascina e tenho tendência a querer experimentar tudo, o único senão é que geralmente os produtos faciais são associados a peles maduras.

Gostam de mirtilos? São fãs como eu? Qual o vosso fruto preferido?

11 comentários:

  1. Só costumo comer estes frutos em bebidas de frutos vermelhos e assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro bebidas de frutos vermelhos! Tens de experimentar comer estes frutinhos ao natural, são muito bons e dão ao organismo uma boa dose de antioxidantes :D
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Adoro esses frutos! Acreditas que todos os mirtilos que vi nas lojas gourmet parisienses eram portugueses? E tinham tãaaaooo bom aspecto.

    www.oribeaute.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? :o Não sabia que em Portugal havia tão boa produção de mirtilos e de boa qualidade. Mas é bom saber que os nossos produtos são tão apreciados noutros países, ainda para mais vendidos em lojas gourmet. Agora já se vê mais nos hipermercados mirtilos portugueses, mas acho elevada a relação preço/quantidade.
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Acho que só comi esses mirtilos em bolos. Eu comia era com frequência uns transparentes e vermelhos.
    Gostei do post, é sempre bom ver como a cosmética usufrui da natureza e como os frutos ajudam o nosso corpo! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar a referir-te às groselhas. Dessas nunca comi, não sei porquê mas sempre associei o seu aspecto a algo amargo e ácido, por isso nunca me cativou a comprar. Experimenta os mirtilos ao natural e depois diz-me se não são uma delicia! ;)
      Fico muito contente que tenhas gostado :D
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Eu comia estes vermelhos: http://paobolosecia.blogspot.pt/2008/08/mirtilos-vermelhos-arandos-lingonberry.html.

      E estes transparentes (também estão os mesmos vermelhos ao lado): http://bp1.blogger.com/_esD6aRur2q0/SIoygZUkSMI/AAAAAAAACSI/2ZqdedtNGic/s400/8+-+groselhas+e+mirtilos.jpg

      O meu avô é que os plantava e dizia que eram mirtilos! xD *

      Eliminar
  4. Eu sou portuguesa e produzo mirtilos e groselhas em Sever do Vouga. Divulgo essas bagas pelos amigos via facebook. Se estiver interessada espreite em https://www.facebook.com/lojamirtilosgroselhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por conhecer alguém que produz destes frutos. Vou espreitar a loja e quem sabe encomendar uma caixinha, fiquei curiosa. Muito obrigada pela partilha :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá Marisa!
    Não sou fã do sabor dos mirtilos, como apenas porque conheço os seus benificios para a saúde.
    Gosto mais do sabor das framboesas e das amoras.
    Como a produção de mirtilos ainda é pequena no nosso país (apesar de ter vindo a aumentar nos ultimos tempos), o preço dos mirtilos ainda é elevado. Só os encontro á venda nos hipers.
    As franboesas e as amoras existem aqui nos quintais da minha terra, o que é otimo.
    Gostei bastante do post.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Olá Loua :)
    Fico contente que tenhas gostado. Acho as framboesas e as amoras muito ácidas, como de ambas mas só pelos benefícios, tal como tu com os mirtilos. Bem que sorte de teres esses frutinhos no quintal, também gostava porque são muito caros nos hipers. Esperemos que a produção aumente em Portugal e cheguem até nós com preços mais acessiveis :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿