sábado, 23 de junho de 2012

Pequenas Dicas: Texturas

Sabiam que a textura de um champô é importante ao vosso tipo de cabelo? E que os bons resultados podem depender da forma como conjugam cada uma dessas texturas? 

Na hora de escolher um champô, a maioria de nós apenas olha ao seu cheiro e a que cabelo se destina, mas é sempre bom sabermos o que estamos a usar e se realmente se adequa ao nosso cabelo. Cada champô tem uma finalidade, cor e cheiro, mas a textura é o mais importante na hora de escolher! 

Então, quais as texturas existentes e a que cabelo se destinam?? 


Champô transparente
Tal como o nome indica, este é um champô transparente que pode ou não conter cor. A sua finalidade é remover a sujidade do cabelo para que este fique apto a receber o champô seguinte, o de tratamento. Pode ser usado diariamente pois como é muito suave não agride o couro cabeludo. Este é o champô ideal para quem tem o cabelo oleoso. Mas atenção! Não confundir com os champôs purificantes ou anti-resíduos, que também são transparentes mas só devem ser usados a cada quinze dias ou uma vez por semana. Podem usar qualquer champô de bebé, mas também encontram outras marcas, como por exemplo o champô biodegradável da Ultra Suave.  

Champô translúcido
O champô translúcido nem é transparente nem branco, fica no meio termo, com uma cor perolada. A sua finalidade é tratar, apesar de também fazer uma pequena limpeza, porém não é tão eficaz como o transparente. É o mais comum de se encontrar à venda e talvez o mais usado pelas mulheres no geral, pois é o mais indicado ao uso diário e atende a todo o tipo de cabelos, no entanto adequa-se sobretudo aos cabelos normais. Deve ser usado junto com o champô transparente, principalmente para quem tem oleosidade excessiva. 

Champô leitoso
O leitoso é branco e mais denso e concentrado que os anteriores. Serve exclusivamente para tratamentos de hidratação, sendo portanto, especialmente adequado a quem tem o cabelo seco, a precisar de uma hidratação extra. Atenção! Este champô não limpa, só hidrata! O facto de ser leitoso representa um peso extra para os fios, portanto se o usarem isolado apenas vão conseguir um acumulo que acaba por deixar os cabelos sem vida e brilho. Há que limpar o cabelo primeiro com o champô transparente, de forma a evitar um cabelo meloso e pesado.

Agora que já conhecem as diferentes texturas, outra coisa muito importante é a forma como lavam e as quantidades administradas de produto. Podem ver aqui quais as porções de champô recomendadas. 

- Enxaguar bem o cabelo e, em regra, passar duas vezes champô;
- Independentemente da textura que usem, é necessário lavar o cabelo com o champô transparente antes do translúcido ou leitoso;
- Esfregar bem o couro cabeludo e levar o excesso de champô até às pontas, pois estas não necessitam de uma lavagem tão profunda;
- Uma forma de saber se o cabelo está realmente limpo é ao passar a mão ele chiar. Se isto não acontecer é porque ainda está sujo. Neste caso, deve-se passar o champô transparente uma segunda vez;
- Enxaguar muito bem e retirar o excesso de água antes de aplicar o condicionador. E não esquecer que este apenas deve ser aplicado nos 5 cm de pontas, nada mais, principalmente para quem tem o cabelo oleoso. Nunca aplicar na raiz e evitar utilizar champô 2 em 1;
- A cada quinze dias utilizar um champô anti-residuos para limpar o cabelo em profundidade. 

10 comentários:

  1. óptimas dicas.. vou começar a estar mais atenta aos champôs que compro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Eu desde que implementei o champô transparente na minha rotina notei grandes melhorias a nível da oleosidade, já não tenho necessidade de lavar o cabelo todos os dias.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Um excelente post. Nunca tinha pensado no significa a textura de um shampoo, mas claro que pensando nisso tem a ver com a fórmula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que tenha sido útil :) Sim, o segredo está na fórmula e é importante sabermos o que estamos a usar e como o devemos usar, pois isso irá reflectir-se no nosso cabelo. Desde que alterei os meus produtos capilares notei diferenças muito positivas.
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Mais um optimo post :)
    Adorei =D
    Beijocas querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda, fico muito contente que tenhas gostado :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Mais um post fantástico! Vaii ser linkado em todos os posts de champôs que eu irei fazer! :D
    Tenho mesmo que arranjar um transparente! E de Junho não passa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andy. Estás à vontade para o linkar ;)
      Sim tens de comprar!! Vais finalmente fazer o teu cabelo gritar :D
      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Olá conhcei hoje o teu blog e adorei tudo, identifiquei-me contigo. :)
    Sabes onde posso encontrar a mascara de argila verde que falas num dos post?
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, sê bem-vinda. Fico muito contente que tenhas gostado do meu cantinho e espero ver-te por cá mais vezes ;)
      Deves estar a referir-te à máscara de argila verde preparada. A que mostrei foi-me oferecida, mas pelo que sei vende-se no hipermercado E.Leclerc. Eu nunca a vi à venda, mas é uma questão de procurares.
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿