quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pequenas Dicas: Quantidades

Sabiam que a quantidade de produto aplicado tem grande influência nos resultados obtidos na nossa pele e cabelo? Sabem qual a dose recomendada de cada produto? Não? Então continuem a ler ;)

No que se refere aos rituais de higiene e beleza, nem sempre mais significa melhor. É um facto que as quantidades poderão variar em função do tipo de pele, do seu estado e necessidades, da composição do produto, da sua qualidade e função, mas em alguns casos, os excessos podem levar a manifestações de irritabilidade cutânea, que se designam de "intolerância aos cosméticos". 

Então, qual a dose recomendada de cada produto?? 

No rosto, a quantidade de produtos de lavagem pode não ser muito importante pois são facilmente removidos, mas nos de tratamento deve usar-se apenas a suficiente para uma absorção completa.
Desmaquilhante: uma colher de chá
Leites e águas micelares devem ser aplicados com um algodão branco. Os leites são ideais para peles secas e devem ser retirados com um algodão ou uma compressa embebida em tónico, para evitar resíduos. Já as águas micelares limpam e tonificam num só gesto.

Gel de limpeza: uma colher de café
Deve ser usado com movimentos circulares suaves, emulsionando e passando bem por água. A sua aplicação deve ser terminada com o uso de um tónico.
Sérum: duas ervilhas
Esta pequena quantidade cobre um rosto médio sem deixar resíduos e permite aplicar de seguida o creme de dia ou de noite. 

Creme de olhos: duas a três cabeças de alfinete
Deve ser aplicado com os dedos anelares e com toques leves, apenas no contorno ósseo inferior e superior. Os movimentos devem ser de dentro para fora e vice-versa. 
 
Creme hidratante: uma avelã
Aplicar com gestos delicados. Da parte mediana do nariz para os lados, cobrindo as bochechas. Do queixo às orelhas, seguindo o contorno do rosto. Na testa, das sobrancelhas ao início do couro cabeludo. No final, tonificar a face com um movimento de toque de piano, para favorecer a micro-circulação e a penetração.

Creme de noite: uma moeda de 20 cêntimos
Formulado para actuar na fase de repouso do organismo, deve ser aplicado como o hidratante de dia. Para maximizar a eficácia, deve usar-se sobre a pele perfeitamente limpa, com ou sem aplicação prévia de sérum.

Esfoliante: uma moeda de 50 cêntimos
A sua utilização pode ir de semanal a diária, dependendo da actividade sebácea e da tolerância da pele. O rosto deve ser humedecido com água ou tónico e massajado com gestos circulares ascendentes suaves, excepto no contorno dos olhos, insistindo na testa, nariz e queixo. Depois de enxaguar, aplicar um tónico e um cuidado hidratante. 

Máscara rosto: uma noz 
O tempo de aplicação depende dos constituintes do produto, mas é importante que a dose cubra todo o rosto com uma camada espessa. Deve ser aplicada com o rosto bem limpo e deixar que seja absorvida durante cerca de dez minutos.
Champô: uma noz
Depois de bem molhado o cabelo, espalhar o champô no couro cabeludo, massajando todo o cabelo e deixando actuar dois a três minutos. Caso laves o cabelo todos os dias, não precisas de segunda aplicação, sobretudo se tens caspa ou queda de cabelo.

Condicionador: uma avelã 
Uma vez removido totalmente o champô e retirado o excesso de água do cabelo, aplica-se o condicionador cinco centímetros abaixo das raízes, no comprimento e pontas. Deixar actuar um minuto, pentear com um pente de dentes largos e enxaguar abundantemente. Se os cabelos forem finos e de tendência seborreica evitar o contacto com o couro cabeludo.
Máscara capilar: uma bola de golfe
Algumas aplicam-se no comprimento e pontas, outras também no couro cabeludo, pelo que se deve ler o rótulo. O tempo de aplicação pode variar de 15 a 30 minutos. Mas há máscaras em que um cabelo fino necessitará de menor tempo e quantidade. Para optimizar a penetração, envolver a cabeça numa toalha humedecida com água quente. 

Todos os cabelos devem receber no dia-a-dia cuidados para as pontas, as partes mais frágeis e danificadas. O segredo é a quantidade! Mais do que uma pérola deixa resíduos e torna-o baço e pesado. Já na aplicação de espumas, uma tangerina é suficiente. 

Toda a informação e imagens foram retiradas do artigo "A dose importa", escrito por Rita Miguel, com Marília Moreira da Fonseca (dermatologista) e Joana Nobre (directora técnica e de formação Ales Groupe), da revista Saber Viver e presente no site Sapo Mulher.

De uma forma geral, uso menos quantidade do que aquilo que é recomendado. 
E vocês usam as doses correctas? :)

12 comentários:

  1. Boas dicas Marisa! :D
    Eu pensava que usava produto a mais, afinal uso é a menos! xD Máscara capilar então.. Nem se fala.
    Vá, só champô e condicionador é que uso a mais, mas se usar menos parece que o cabelo não fica tão limpo e macio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada linda :D
      Heheh, és poupadinha! :)
      Será que não vês efeito nos produtos capilares que usas por usares a mais?!? É provável que sature os fios...
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Pois, não sei... É provável não sei mesmo. Mas o que é certo é que uso sempre a mesma quantidade aproximada e os produtos d'O Boticário dão resultado. *

      Eliminar
    3. Se os do Boticário resultam então não deve ter grande influência a quantidade, deve ser só mesmo da qualidade :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. gostei do post, muito informativo! para mim é fácil exagerar na quantidade de produto a usar, principalmente nos produtos de cabelo..
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que tenhas gostado :)
      Pois os produtos capilares são sempre aqueles em que temos tendência de exagerar, até para fazer mais espuma.
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Adorei as dicas :D Boas comparações...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo teu post Marisa! Pequenas grandes dicas, super essenciais!

    http://recantodalandra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿