sábado, 14 de abril de 2012

Séruns: o poder numa gota

Antes de mais peço desculpa pela minha ausência, mas a verdade é que nestes dias a vontade de escrever e andar por estes lados foi mesmo nula. E desde já agradeço às meninas que me deixaram palavras de apoio no post anterior. Quanto ao tema deste post, como eu tenciono lançar uma review de um sérum lembrei-me em primeiro elucidar-vos sobre as suas propriedades e para que serve.

Então querem saber o que é um sérum? Continuem a ler ;) 

Tal como o creme hidratante, o sérum é um essencial no tratamento do rosto, mas com uma acção bem diferente! Este é um produtinho de extrema importância, mas que passa despercebido na rotina de muitas mulheres, por acharem desnecessário ou mesmo caro. E o facto é que estão a dispensar um dos produtos mais poderosos que existe para actuar sobre diversos problemas da pele, que por sinal, até são aqueles que mais dores de cabeça dão às mulheres: manchas, rugas, flacidez e envelhecimento.
O sérum (ou soro) é um ultra-concentrado em activos: vitaminas, antioxidantes e ácidos. Graças à sua textura leve e fluída permite-lhe actuar de uma forma rápida e intensa nas camadas mais profundas da pele, e assim conseguir resultados mais rápidos e geralmente eficazes. O seu grande objectivo é agir no interior e preparar a pele para a posterior acção do creme, não havendo qualquer intervenção deste à superfície. A sua fórmula é não gordurosa, pois não inclui lípidos na sua constituição ou apenas uma dose mínima, por isso tanto as peles secas como as oleosas podem utilizá-lo sem problemas. A maioria é sem fragrância e poucas gotas são suficientes para garantir resultados (a quantidade a administrar é facilmente regulada com o pump ou conta-gotas que traz).

Um sérum deve ser sempre complementado com um creme e nunca usado sozinho, pois não consegue proteger a nossa pele suficientemente bem dos factores externos. Deve ser aplicado diariamente com o rosto limpo e tonificado, e só depois de aplicado o sérum é que deve ser aplicado o hidratante. De forma a potencializar estes resultados, o ideal é usar sérum e creme da mesma marca, pois assim trabalham em sinergia, potenciando a acção um do outro. Para a escolha de um sérum é fundamental perceber as necessidades que a nossa pele requer e quais os produtos disponíveis no mercado que vão ao encontro das mesmas. Relativamente à idade, há quem defenda que um sérum deve ser usado a partir dos 30 anos, mas isso é muito relativo, pois irá depender essencialmente do tipo de pele e das suas necessidades. Por isso, não existe limites para se usar um sérum. Eu comecei a usar com os meus 19 anos, por questões de hidratação. 

Existem séruns para todos os tipos de pele, no entanto, a maioria dos que encontramos têm propriedades anti-idade. Geralmente uma pele jovem não tem necessidade de o usar, mas pode fazer uso de um hidratante, durante um ou dois meses para repor a hidratação. Os séruns não tratam a acne, no entanto podem ser usados para regenerar os tecidos danificados. Para aquelas pessoas que têm rugas, manchas ou flacidez, o uso de um sérum específico (com fórmula anti-idade) ajuda a atenuar estes problemas. Além disso, alguns possuem agentes tensores que proporcionam um lifting imediato.  

É certo que este produto não faz milagres, mas se usado de forma correcta e em complemento dos cuidados diários básicos, pode revelar óptimos resultados! Relativamente aos preços são sensivelmente mais elevados que o dos cremes, tendo em conta a sua concentração elevada de activos. Abaixo deixo duas sugestões de séruns hidratantes e um para tratar imperfeições. Não sugiro nenhum para peles mais maduras pois nunca usei e não tenho conhecimento de quais serão boas opções. 
1. Elixir Hidratação Intensiva com Bagas Silvestres Aquapulpe Galénic: foi o primeiro sérum que usei e adorei-o pela hidratação que confere e pelo facto de ser formulado à base de bagas silvestres. A sua imagem foi renovada e agora apresenta-se com uma nova embalagem. Gostava de voltar a usá-lo.  

2. Sérum Aqualia Thermal Vichy: é o que estou a usar de momento. A review está para breve. 

3. Sébium Sérum Bioderma: decidi fazer referência a este sérum pois ele é indicado para tratar  imperfeições e ajuda a refinar o grão da pele. Um óptimo produto para quem sofre de manchas de acne.

Quantas de vocês usa sérum? Gostam? Têm algum a sugerir?


7 comentários:

  1. Ola Marisa :D
    Gostei imenso do post, muito informativo =)
    E lamento muito a perda do teu hamster querida, era tao fofinho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste! E obrigada pelas palavras linda :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Bom post como sempre! :)
    Quanto aos séruns nunca usei nenhum se bem que desconfio que o verdocas da Express Solution é um sérum.
    Bem, mas gostava de experimentar os três que referenciaste. Principalmente o primeiro e o último.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andy! :)
      Sim é capaz de ser! Pelo menos pela textura parece mesmo um sérum.
      Eu gostei muito do da Galénic. Tens de experimentar ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Ok, prometo que vou experimentá-lo! :P É só acabar com uns produtinhos para o incluir na minha rotina e pronto.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu uso o serum da optiva e gosto bastante..bom post :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Esse não conheço, tenho de pesquisar sobre ele ;)
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿