sábado, 27 de agosto de 2011

Livros: Verão 2011

Olá meninas! Hoje venho falar-vos dos livrinhos que comprei este verão. Durante o ano não costumo comprar muitos livros, por isso aproveito no verão os descontos da Feira do Livro para comprar um ou outro que gosto. Este ano comprei apenas três, que a carteira não deu para mais, mas foram boas escolhas e estou bastante satisfeita.

Os animais têm direitos? 
Perspectivas e argumentos
De Pedro Galvão, Dinalivro

Sinopse: Será que alguns animais têm direitos morais? No pensamento ocidental, de Aristóteles a Kant, prevaleceu uma resposta negativa a esta questão. Alguns filósofos permanecem fiéis à perspectiva tradicional, mas têm agora de resistir aos argumentos dos que pensam que a discriminação baseada na espécie é um preconceito indefensável e nocivo. Nas últimas décadas o tema do estatuto moral dos animais passou a ocupar um lugar central na ética aplicada. Lendo os textos reunidos neste volume, não será difícil perceber porquê. O livro inclui ensaios de Peter Singer e Tom Regan, que lideraram a defesa filosófica dos direitos dos animais, bem como de alguns dos seus críticos mais contundentes. O uso dos animais na ciência e o modo como os criamos para nos alimentarmos, a relevância ética do darwinismo, o conflito entre os interesses dos animais e a protecção do ambiente são alguns dos temas aqui discutidos.

O Erro de Descartes
Emoção, razão e cérebro humano
De António R. Damásio, Publicações Europa-América

Sinopse: São, hoje em dia, bem conhecidos os mecanismos fisiológicos que se encontram associados a fenómenos como a respiração ou a circulação sanguínea. Mas que têm os cientistas a dizer acerca dos mecanismos que suportam a recordação de uma paisagem, uma sensação de alegria ou um raciocínio conducente a uma tomada de decisão? Existe alguma correspondência entre estados mentais e estados cerebrais específicos? Qual é a relação entre a mente e o cérebro? É o ser humano, como propôs Descartes, composto por uma substância sem dimensão espacial (res cogitans- que pensa) e uma outra com dimensão espacial (res extensa - que come, respira e caminha), misteriosamente unidas num recanto perdido do cérebro? Estas são algumas das interrogações que um amigo imaginário de António Damásio lhe coloca e que dão origem a uma animada conversa que acompanhamos ao longo do livro, atentos e deliciados. E, se António Damásio reconhece ter tido com esta conversa a oportunidade de pôr em ordem as suas ideias, o seu amigo, que pode bem ser qualquer um de nós, retirou vantagens não menores ao beneficiar de uma lição magistral onde muitos dos aspectos mais intrigantes do espírito humano foram explicados de uma forma brilhante. 

História das Mitologias do Mundo
Heróis, divindades e narrativas
De Nanon Gardin, Edições Texto & Grafia

Sinopse: Desde os primeiros tempos da humanidade que a vida, a morte, a criação são mistérios insondáveis, do mesmo modo que o risco do desconhecido ligado às actividades humanas: porque se mostra a natureza alternadamente boa e cruel, avara e generosa? Porquê a chuva, a seca, porquê o lobo e o cordeiro, porquê a doença e a velhice? E para onde transitamos após a morte? Pouco a pouco, o homem começa a articular respostas, inventando explicações para os mistérios que o envolvem; e a criação das grandes mitologias satisfaz a maior parte das interrogações, propondo respostas inspiradas pela mais pura imaginação, pela observação dos fenómenos físicos, pela psicologia ou pelo recurso à abstração metafísica. Na explicação mitológica da Terra e do Universo visível estamos perante uma das primeiras expressões da grandeza da criatividade humana; os homens, fracos e impotentes face ao seu destino, criaram deuses à sua imagem, infinitamente mais poderosos do que eles, mas igualmente tributários de um sistema paralelo de hierarquias, de deveres e de valores.
Esta obra está organizada em função de uma dupla abordagem: 
— histórica, pela narrativa da vasta «odisseia» que vai do Norte da Europa ao Mediterrâneo, da África à Índia, da China ao Japão, da Oceânia às Américas, e que conta a história de cada grande civilização, das suas divindades, dos seus heróis e dos seus mitos;
— temática, com numerosos destaques que evocam os grandes mitos fundadores: criação e fim do mundo, julgamento das almas no além, flagelos e cataclismos. 

O primeiro já havia falado dele aqui. O segundo livro foi sugerido pela minha professora de Anatomia e Morfologia Animal e desde logo fiquei com muita vontade de o ler, tendo em conta que adoro estas coisas de psicologia. O terceiro foi um miminho para o meu namorado, que é doido por mitologia e ficou fascinado assim que viu o livro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿