terça-feira, 12 de julho de 2011

Flor de Cerejeira (Sakura)

Hoje venho falar de algo diferente e que adoro! Como já referi algures num outro post, sou apaixonada por flores de cerejeira e é difícil resistir a coisas que as retratem (como foi o caso da colecção Japanese Cherry Blossom da The Body Shop). Acho-a uma flor muito linda, pelo seu formato, pela delicadeza, as pétalas, aquele rosinha lindo, há algo nestas flores que me enche o coração, é algo inexplicável x) e identifico-me muito com elas.

Vou falar-vos um pouco da história destas flores, que acho maravilhosa..

Esta é a flor que simboliza o Japão, sendo a sua simbologia muito respeitada. Reza a lenda que o nome Sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime, que significa "a princesa da árvore de flores abertas". Acredita-se que esta teria caído dos céus e pousou numa cerejeira, nas proximidades do Monte Fuji, e teria se transformado nesta bela flor. No entanto, há ainda quem defenda que o seu nome teve origem na cultura de arroz, pois a parte "kura" significa depósito onde se guardava o arroz. Este é um alimento básico na alimentação dos japoneses e é considerado uma dádiva divina. 


Antigamente, a Sakura era considerada símbolo do amor. As mulheres enfeitavam os cabelos com um galho desta árvore ou decoravam o quintal da casa com flores, de forma a mostrar que estavam em busca do amor. Também era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia das árvores. 

Mas esta flor também tem uma simbologia negativa. Diz-se que um galho quebrado de cerejeira pode significar a aproximação da morte, pois acredita-se que a Sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos e que a alma dos mortos é absorvida por estas árvores. 

Actualmente, a florada da cerejeira é um acontecimento nacional que marca o início da Primavera e onde mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da Sakura com muita ansiedade, de forma a poderem apreciar a sua beleza e fugacidade que dura apenas alguns dias. Esta é uma altura de grande festividade, onde se realiza o Hanami (apreciação de flores) ou piquenique sob a florada.

Hah, como deve ser bom o convívio e o lanchinho sob estas árvores e poder apreciar as pétalas das florzinhas a esvoaçar pelos parques^^... quem me dera! É um dos meus sonhos...

Um dos maiores destes eventos é realizado nos Estados Unidos, Washington National Cherry Blossom Festival, com as suas quase 8.000 cerejeiras, onde em 1912 foram plantadas as primeiras 3.000 doadas pelo Governo Japonês em comemoração da amizade entre os dois países.

Não são lindas?


Espero que tenham gostado! Quinta-feira é dia de exame de código e segunda-feira o último exame da universidade, por isso é provável que nestes dias a minha presença por estes lados seja muito escassa ou mesmo nula, mas assim que começarem oficialmente as férias muitos post virão :) 

P.S.: Assim que tiver mais tempo vou remodelar o design do blog... deixá-lo mais "essência de mim mesma", assim mais "Sakura" x) 

1 comentário:

  1. Adorei, deve ser realmente um sonho poder desfrutar de um piquenique debaixo de cerejeiras em flor. Tb acho a flor muito bonita*

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿