quinta-feira, 30 de julho de 2015

Comprinhas África do Sul 2015 - II

Se em Portugal é difícil de algo me cativar à compra, o mesmo não posso dizer de África do Sul. Desde que estive em Joanesburgo pela primeira vez e que vi a roupa tão gira que por lá vendem, jurei que nunca mais compraria roupa em Portugal. Eu não sou uma pessoa de modas e tenho um estilo muito específico e, com as modas cada vez mais estranhas que se vêm por aí, fica difícil de encontrar algo que me satisfaça. Em África, o difícil é não comprar tudo o que vejo e marcas como a Lucky Brand, Olkapolka e Truworths fazem as minhas delícias. Na altura de comprar existe uma regra de ouro: cores! E quanto mais colorido melhor! Eu era uma pessoa que sempre usava roupa escura e, se antes não existia nada mais além de preto, cinza e castanho, agora essas cores são praticamente inexistentes no meu armário. É engraçado ver como os meus gostos mudaram de uma forma tão radical, agora é assim que me sinto bem e simplesmente adoro este mundo de cor!


A loja Big Blue, das primeiras que conheci e também das minhas preferidas, possui uma marca local, de nome Olkapolka, que é influenciada e inspirada pelas cores, natureza e pessoas. A marca gosta de misturar elementos têxteis tradicionais com iconografias locais, o que resulta num novo estilo de design com relevância local e sentimental. As peças que mais saltam à vista na loja são as saias, que possuem geralmente o mesmo corte variando apenas nos padrões e nas cores. A primeira vez que lá entrei fiquei apaixonada por uma saia que, infelizmente, não comprei por não ter o meu número, mas a ideia de ter uma saia de lá nunca abandonou a minha mente. Quando regressei a Joanesburgo, o meu namorado ofereceu-me uma blusa da loja muito gira mas que era demasiado grande, então acabei por trocar pela tão desejada saia. O Truworths é outra das lojas que eu adoro e da qual tenho alguma roupa de Verão que comprei da primeira vez. Esta loja tem promoções excelentes, as quais aproveitei para adquirir duas peças de Inverno. Há muito tempo que queria um casaco do género do da foto e com uma cor alegre, pois já andava cansada dos meus casacos pretos e castanhos e aquele vermelhinho com o seu preço extra especial veio imediatamente comigo para casa. A blusa de malha comprei porque gostei da cor mas também pelas linhas que fazem uma silhueta diferente e muito gira. A Lucky Brand é daquelas marcas com preços exageradamente caros, mas com peças lindas de morrer! Muitos meses eu andei a namorar o top da primeira foto até que o recebi de presente do meu namorado e da mãe dele. Eu simplesmente adoro-o e já o usei imensas vezes, mas percebi que, apesar das peças lindas que a marca tem, a qualidade dos tecidos não compensa o valor exorbitante que as peças valem, nem mesmo com desconto (sim porque mesmo com desconto é caro!). Por fim, a prima do meu namorado ofereceu-me uma gola feita por ela. Adoro a técnica que ela utilizou e adoro a combinação de cores, é simplesmente perfeita! Nunca antes utilizei uma e confesso que não sou muito fã de coisas grossas junto ao pescoço, mas quando a experimentei gostei imenso de me ver com ela e mal posso esperar para a estrear. 

Obrigada ao meu namorado, à mãe e à prima por todos estes miminhos, adoro cada um deles e são peças muito especiais para mim! Muito obrigada! :)

Também gostam de roupa colorida ou preferem tons mais escuros?

sábado, 25 de julho de 2015

Akamuti

"... uma paixão por ingredientes africanos."

Tudo começou em 2003, por uma equipa motivada e com uma grande paixão pela medicina natural e ingredientes africanos. O seu amor pelas plantas e cura, a ética orgânica e o sonho de ganhar a vida comercializando de forma responsável, foram os catalisadores perfeitos para tornar a marca Akamuti uma realidade. A equipa é constituída por apenas seis pessoas, que partilham do mesmo entusiasmo para uma forma holística de viver, de comer e de cura, garantindo que os seus produtos reflectem a sua ética. 

Akamuti é uma palavra africana retirada da língua Bemba da Zâmbia e que possui dois significados - "árvore pequena" ou "um pouco de medicina". Em muitas partes de África, as árvores e a medicina são um e possuem o mesmo significado, sendo reverenciadas como poderosas fontes de cura. Os ingredientes das árvores são muito importantes para os produtos Akamuti e a marca vê as árvores como um bem essencial não só para a nossa saúde, mas também para a saúde do planeta.

"Feito à mão do início até ao fim..."

Cada produto é feito à mão do inicio até ao fim, a partir de ingredientes individuais e por pessoas reais (não máquinas!). Todas as receitas possuem uma mistura cremosa de manteiga proveniente das árvores, ceras e muitos óleos botânicos, que quando misturados juntos resultam num belo creme hidratante, sabonete ou manteiga para que possamos desfrutar deles no seu melhor. Ao longo de todo o processo de criação, não são adicionados nenhuns produtos químicos em qualquer fase e, tudo é feito em pequenos lotes, para garantir que o cliente recebe o produto o mais fresco e com o máximo de vida útil possível. 

Todos os produtos são livres de químicos desagradáveis, parabenos, conservantes ou aditivos, apresentando uma lista de ingredientes curta e doce. A marca tenta utilizar ingredientes de origem ética e com um preço justo, pois acredita firmemente em responsabilidade e sustentabilidade. Os ingredientes são comprados directamente ao produtor para um comércio sustentável que possa melhorar a vida e garantir a sobrevivência de comunidades vulneráveis em todo o mundo, assim como preservar os recursos e árvores ameaçadas de extinção. Todos os ingredientes naturais estão correctamente declarados no produto, não existindo extras escondidos.

Política ética praticada pela Akamuti


 ✔ Apenas são usados ingredientes botânicos 100% naturais, para obter produtos cheios de bondade para o fazer feliz a si e à sua pele;

Não são usados ingredientes insustentáveis de plantas ameaçadas de extinção ou espécies de árvores como o sândalo e o rosewood. "Se estamos conscientes de que o uso de uma determinada planta contribui para a destruição do habitat, escolhemos outra coisa!". O óleo de palma utilizado provém de uma fonte sustentável, não sendo utilizado aquele que é cultivado em plantações;

✔ Reciclar! A marca possui uma política de zero desperdício, em que todos os resíduos são reciclados, quer sejam plástico, alumínio, vidro, toners de impressão ou cartão - nada chega ao aterro sanitário. Também é feita compostagem sempre que possível;

 

Totalmente contra a crueldade animal, testes em animais e a destruição de habitats. Todas as matérias primas utilizadas são amigas dos animais. Nenhum dos ingredientes individuais ou produtos finais são testados em animais e é uma prioridade que todos os ingredientes provenham de fornecedores que defendam a mesma política. As preparações são testadas por pessoas dispostas a isso e é avaliada a segurança no laboratório; 

✔  O orangotango habita as florestas exuberantes do Bornéu, na Ásia, onde a densa cobertura de árvores e vegetação fornecem o ambiente ideal para que estes animais graciosos possam prosperar. Infelizmente, muitos destes habitats são destruídos para dar lugar a grandes plantações de palmeira, para cumprir as exigências da indústria do óleo de palma. A demanda por um óleo de palma barato resulta no desmatamento e na destruição dos orangotango, onde muitos crias são deixadas órfãs e sofrem queimaduras e problemas de pele, como resultado dos incêndios florestais para destruir as florestas. Por este motivo, é usado apenas óleo de palma colhido de árvores africanas locais que crescem livremente na África Ocidental e fontes sustentáveis de óleo de palma vermelho da África e da América do Sul;

✔O mel e a cera de abelha orgânicos são obtidos de apicultores que vivem em vastas extensões de floresta virgem em toda a Zâmbia e Etiópia. A apicultura é uma das poucas fontes de renda nestas áreas e as florestas são intocadas pelo desenvolvimento e poluição. As abelhas selvagens são resistentes à doença e nunca entram em contacto com antibióticos, alimentadores de açúcar ou tratamentos de organofosfatos. Os apicultores florestais constroem barkhives que penduram no alto das árvores para fornecer um lar para os enxames de abelhas selvagens e, após 2 anos, quando os favos de mel estão prontos para ser cortados, os aldeões partem para colhê-los. Apenas é levado cerca de metade dos favos de mel, deixando alimento em abundância para as abelhas. Estas habilidades de apicultura são vitais na manutenção e sobrevivência do povo e da floresta e a floresta é essencial para os apicultores, por isso é mantida do jeito que sempre foi. A cera de abelha e o mel perfumado utilizados nos produtos Akamuti estão cheios da bondade da floresta!


✔ "Acreditamos em tentar (tanto quanto possível!) ser éticos sempre que pudermos". Há que pensar de forma holística sobre os ingredientes, ou seja, de onde eles vêm, onde são cultivados e colhidos e qual o impacto ambiental que pode originar a sua produção. Quer se trate de azeite da Palestina, óleo de argão de Marrocos ou manteiga de karité do Ghana - há que promover a sustentabilidade do inicio ao fim, de modo que todos se beneficiem;

✔ Apaixonados por negociação ética e justa! Na hora de comprar os ingredientes, o objectivo é garantir que todos se beneficiam, desde o produtor ao consumidor. O pagamento de preços justos para as pequenas empresas, irá permitir uma renda sustentável aos produtores, permitido-lhes construir uma vida melhor, mais sustentável para si e para as suas comunidades;

Os preços justos contribuem para a protecção de meios de vida e ambientes vulneráveis. Pagar preços baixos por uma alta qualidade e mão de obra intensiva, é estar a desvalorar um produto e as pessoas que o produzem, além de que tira os próprios fundamentos do comércio sustentável, tornando-se mais difícil para as pessoas de sobreviver como uma comunidade. O comércio desleal alimenta o ciclo da pobreza opressiva mas, apoiando as práticas e os princípios do comércio justo, é possível quebrar essa cadeia

 "Seja a mudança que você deseja ver!"



A marca nasceu com apenas 6 produtos, mas hoje, disponibiliza uma vasta gama de produtos naturais, para o rosto, corpo, cabelo, mãe e bebé e uma linha de aromaterapia e óleos prensados a frio. As embalagens destacam-se pela originalidade dos seus desenhos e pelas cores fortes, o que as torna bastante atractivas. 

A presente informação foi retirada e traduzida do site da Akamuti, assim como as presentes imagens. 

terça-feira, 30 de junho de 2015

Coisas Boas de África ✿ 3

Da primeira vez que estive em África, o meu namorado levou-me ao Leafy Greens Cafe, onde tive a oportunidade de beber água de coco moçambicano. Sempre tive curiosidade de como seria beber a água directamente do coco e adorei a experiência, além de que o sabor era muito agradável e puro. 


A água de coco tem imensos benefícios para a saúde e, por isso, faz parte da minha dieta diária em África. Aqui, facilmente se encontra água de coco pura e orgânica a um preço razoável. Não sou grande fã de a beber sozinha, mas juntamente com fruta resulta em batidos deliciosos e exóticos!

Também gostam de água de coco?

domingo, 14 de junho de 2015

14º Sorteio: 4 Anos de PurEssence - II

O primeiro sorteio de 4 anos de Be Fashion e PurEssence termina hoje, mas as celebrações continuam pois, neste dia, o PurEssence está de parabéns! Uma festa não seria a mesma coisa sem presentes e, desta vez, temos mais quatro fantásticos prémios para oferecer a um afortunado vencedor.


O prémio é constituído por um sérum da Boots Laboratories, uma água de banho d'O Boticário, um sabonete e um champô sólido da Lush. A escolha deste último ficará ao critério do vencedor para que assim seja adequado ao seu tipo de cabelo. As regras encontram-se descritas no formulário abaixo, sendo apenas obrigatório gostar da página de facebook do Be Fashion, do PurEssence e da Boots Laboratories

a Rafflecopter giveaway Notas importantes: 
- O sorteio é internacional
- Divulgações que apresentem links indirectos ou que remetam para perfis privados serão eliminadas sem qualquer tipo de aviso; 
- O passatempo termina no dia 14 de Julho de 2015;
- O vencedor será escolhido aleatoriamente através do Rafflecopter; 
- Qualquer dúvida, contactem por e-mail para puressence.mrs@gmail.com ou deixem comentário. 

BOA SORTE a todos!

Quatro Anos de Essência

O PurEssence completa mais um aninho! Parabéns!

OBRIGADA
Pelos 1003 seguidores e 857 likes!  
Por todo o feedback, carinho e amizade! 
Por fazerem esta essência crescer a cada novo ano!  
Obrigada do fundo do coração! 
 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Saving Animals Through Art in South Africa

 

Saving Animals Through Art in South Africa (SATAISA) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à protecção e suporte da vida selvagem, cujo objectivo, é fazer a diferença através da venda de diferentes tipos de arte e da realização de eventos, angariando fundos para associações confiáveis de vida selvagem e movimentos anti-caça furtiva. 

Os Big Five (búfalo, elefante, leão, leopardo e rinoceronte), são o grupo de animais de África do Sul mais perigosos e difíceis de serem caçados pelo Homem, no entanto, são os que mais sofrem com a caça ilegal e foi a pensar na sua protecção que surgio SATAISA. Estes são os animais que têm prioridade no projecto, sendo que o rinoceronte é o animal com o qual estamos a trabalhar actualmente, devido à queda drástica nos números, que se tem verificado nos últimos tempos. Só este ano já se contam mais de 500 mortes.

Imagem retirada de WWF

Todos os anos será realizado um grande evento dedicado a um dos Big Five e, ao longo do ano, serão realizadas outras iniciativas de Arte e Cultura, onde vários artistas conceituados doam os seus trabalhos (pinturas, esculturas, jóias, móveis, etc.) para serem vendidos ou leiloados, de forma a arrecadar fundos para esta causa.

Este é o projecto é que eu e o meu namorado temos andado a trabalhar e que aos poucos tem vindo a crescer. Um grande número de artistas está actualmente a apoiar esta causa e já são várias as obras de arte doadas para que possamos fazer a diferença e salvar os nossos animais. Deixo aqui o convite para que visitem e gostem da nossa página de Facebook e, futuramente, visitem o nosso website, que se encontra actualmente em construção.


Se és um artista ou se conheces algum artista que queira integrar neste projecto não hesites em contactar-nos, não só estarás a contribuir para uma causa como também terás a oportunidade de divulgar o teu talento ao mundo. Se não és um artista mas mesmo assim queres contribuir para esta causa, podes comprar uma das nossas lindas pulseiras elaboradas pela Brace Urself. As nossas pulseiras foram feitas por mulheres necessitadas de África do Sul, logo, não só estarás a ajudar os rinocerontes mas também estas mesmas mulheres. Cada pulseira custa 1€ e estão disponíveis em seis cores diferentes (branco, laranja, lilás, preto, rosa e verde) e possuem diferentes pingentes alusivos ao rinoceronte. Para integrar no projecto, comprar ou para mais informações contacta através do email info@sataisa.com.

 

Os animais precisam da nossa protecção e com a ajuda de todos podemos fazer a diferença! “Hoje” nós somos pelos rinocerontes e estamos determinados a acabar com o comércio ilegal de chifres! 
E tu? Obrigada desde já! :)