sábado, 21 de setembro de 2013

Review: Nivea Sun Loção Solar Protect & Bronze

A maioria de vocês já deve ter dado por terminada a praia mas, no meu caso, só comecei realmente a desfrutar dela neste mês de Setembro. Como tal, só agora é que vos posso dar a minha opinião, relativamente aos produtos veranianos de que fiz uso. A review que vos trago, é de um dos três protetores que andei a utilizar. Vamos então conhecê-lo?


Segundo a Nivea:
Com um sistema de protecção UVA/UVB, conforme recomendação da UE, o Nivea Sun Loção Solar Protect & Bronze combina uma protecção eficaz com um bronzeado natural. Contém um extracto natural de planta que suporta a produção de melanina da própria pele (in vitro), para um bronzeado uniforme e natural. A sua fórmula extra leve, não gordurosa e hidratante, contém um sistema altamente eficaz de filtros UVA e UVB que protegem a pele imediatamente após a aplicação. Resistente à água. Um bronzeado 100% natural, 0% auto-bronzeador. 

A minha opinião: 
Utilizei pela primeira vez este protetor no Verão de 2010 e, na altura, lembro-me de não o ter achado nada de especial. Este ano, decidi voltar a adquiri-lo, depois de ter visto um teste que a Deco Proteste realizou a diversos produtos solares. No meio de várias marcas conhecidas, de farmácia e perfumaria, o Nivea Protect & Bronze, foi o que se destacou como o melhor, pois respeitava o FPS indicado na embalagem. Apesar da minha anterior experiência com ele, quis dar-lhe outra oportunidade e aproveitei uma promoção de 50% no Pingo Doce para o trazer para casa. Este ano decidi que, independentemente da minha cor de pele, o FPS a comprar seria sempre o 50, e assim foi. Não me preocupa o tempo que levo a bronzear, a minha única preocupação é sentir-me 100% protegida dos efeitos nocivos do sol. Eu sou daquelas pessoas que gasta uma embalagem de protetor em menos de duas semanas, fazendo praia só de manhã, pois além de abusar na quantidade que aplico, ainda reaplico as vezes que forem necessárias. Analisando o nome deste dito cujo "Protect & Bronze", não tenho dúvidas de que a sua proteção é eficiente, mas no que toca ao bronzear não poderia ser tão pouco eficiente. Como sabem, a pele fica bronzeada pela produção de uma substância, a melanina, produção esta, que é desencadeda como um mecanismo de defesa, perante a exposição solar, pois é função da melanina proteger a pele das radiações UV. Eu sempre disse para comigo que tenho pouca produção desta substância, pois, por norma, levo muito tempo para bronzear. Ao intitular-se como "Bronze", este produto promete ajudar a obter um bronzeado mais rápido e natural, isto devido à presença de um ingrediente que provém da raiz do alcaçuz. Ora, perante isto, e tal como da primeira vez, eu esperava bronzear mais depressa que o normal, coisa que não se verificou. É claro que me bronzeei, mas ao mesmo ritmo a que a minha pele está habituada. Na minha opinião, para quem quer dar um forte empurrão no bronzeado, o ideal é adquirir um acelerador, que se aplica antes do protetor e trabalha a partir de dentro, ao estimular a melanina. São caros, mas a maioria é de ingredientes naturais e tem efeitos rápidos e notórios. Eu nunca aconselho o uso de bronzeadores, dão à pele uma cor demasiado artifical e pouco duradoura e chateia-me que quem os usa se fique apenas pela baixa proteção que eles possuem. Já todos deveriam ter consciência que com o sol não se brinca e a pele é para ser protegida devidamente!


Aquando da aplicação, o que mais se destaca neste produto é o cheiro: álcool! O que é facilmente confirmado visualizando os ingredientes, em que este composto aparece em segundo lugar, "alcohol denat". Este é um álcool muito comum em cosméticos, cuja principal função é fazer com que o produto final evapore mais rapidamente, não deixando a pele gordurosa, o que até faz sentido num protetor, tendo em conta que a maioria das pessoas procura um solar não gorduroso. E eu pergunto, será mesmo isto necessário? Não sabemos a quantidade que é utilizada, pois a marca não faculta essa informação e, para uma pele normal até pode estar tudo bem, mas se formos a pensar numa pele seca ou sensível, pode ser prejudicial, aumentando a secura e a sensibilidade. Eu até nem me importava com a questão do "Bronze", desde que ele protegesse eficazmente, mas pessoalmente não quero impregnar a minha pele com álcool. Existem outros solares igualmente bons em proteção, com vestígios mínimos de álcool, claro que deixam a pele mais gordurenta, mas terá isso assim tanta importância? Ainda tive oportunidade de experimentar o Nivea Sun Spray Invisible Protection, que o meu namorado usa (e confesso que foi dos melhores protetores que já usei, no que toca a textura e absorção), e o cheiro a álcool consegue ser ainda mais intenso, pois este composto encontra-se em primeiro lugar nos ingredientes, o que faz sentido tendo em conta que é um spray transparente e que evapora assim que toca na pele. Voltando ao produto em questão, a sua textura é cremosa, a tender para ligeira e de coloração esbranquiçada (infelizmente esqueci-me de tirar foto da textura). Quando aplicado na pele, a absorção não é imediata, levando alguns bons minutos para que a sensação de pele gordurenta desapareça. A embalagem em si é prática e o produto sai facilmente. Resumindo e concluindo, pessoalmente não pretendo voltar a comprar nem este solar, nem outro da marca Nivea, pois acho desnecessário o uso do álcool e existem muitas outras opções amigas da nossa pele.

 Embalagem: 200 ml Comprar: Hipermercados Preço: 14,39€

Nota: 6/10
✿✿✿✿✿✿

Já usaram este protetor? Qual a vossa opinião?

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿