terça-feira, 30 de abril de 2013

Essência Nutritiva: Morango

O Essência Nutritiva esteve em falta no mês de Março, mas voltou com um alimento que, segundo dizem, é considerado um dos mais afrodisíacos, devido à sua textura e cor. Com chocolate, chantilly ou açúcar, quer acompanhados quer sozinhos, os morangos fazem as delícias de pequenos e graúdos.
Características: o morango (Fragaria) é um fruto rasteiro proveniente do morangueiro, que pertence à família das rosáceas (a mesma das rosas, maçãs, cerejas e pêras). Originário da Europa, destaca-se pela vivacidade da sua cor vermelha com pequenas sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo. É caracterizado como um fruto carnoso, suculento e de sabor levemente ácido. O seu  aroma adocicado surge sobre a forma de frutose, glicose ou sacarose (mesmo os morangos mais doces têm pouco mais que cinco por cento de hidratos de carbono). A nível nutricional é muito rico em antioxidantes, como a vitamina C, o ácido fólico e fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas). O morango é uma forma agradável e saborosa de fortalecer as defesas do organismo e prevenir diversas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro. Possui ainda betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e vitaminas A e B. O teor em água e potássio apresentam um efeito antioxidante e diurético que favorece a eliminação do ácido úrico e dos sais minerais, sendo benéfico em pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo, em casos de hiperuricemia e hipertensão arterial. As suas pequenas sementes, quando combinadas com os seus sais minerais, estimulam os intestinos mais preguiçosos. O seu baixo valor calórico (29kcal/100g), aliado à sua riqueza em fibras solúveis ajuda a manter a glicose estável, sem grandes picos, garantindo momentos de saciedade.

Curiosidades
✿ Na antiga Roma o morango era apreciado pelas suas virtudes terapêuticas. Uma mão cheia deste fruto promove a saúde do sistema digestivo e ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol;
✿ Em termos científicos, o morango não se considera um fruto, pois, na verdade, é o receptáculo floral desenvolvido. O verdadeiro fruto são as sementes que se encontram na sua superfície;
Na cosmética encontram-se imensos produtos elaborados à base de morango. Seguem alguns exemplos abaixo: 1. Linha de Strawberry da The Body Shop (gel de duche, sabonete, body mist, óleo, loção corporal, gel esfoliante, boddy butter, lip gloss), born lippy; 2. Linha Cuide-se Bem morango e leite d'O Boticário (loção corporal, sabonete), brilho labial Sophie; 3. Eau de toilette e gel de duche Yves Rocher; 4. Máscara de morango e nata Montagne Jeunesse [Review] e sabonete morango e leite Nivea.
 

Eu gosto imenso de morangos sobretudo para fazer batidos, mas também vão muito bem ao natural. De cosmética tenho a mini body butter da The Body Shop, que ainda está por estrear, o mini eau de toilette da Yves Rocher e já experimentei a máscara da MJ, com a qual não me dei muito bem. Tenho especial curiosidade com o sabonete da Nivea.

Há por aqui meninas fãs deste fruto? Têm algum produto com aroma a morango?

5 comentários:

  1. Hmm, morangos! Gosto tanto. Só de saber o bem que eles fazem à nossa saúde, ainda os como com mais gosto.
    Ricos em vitamina C e anti-oxidantes, só fazem bem. Costumo adicionar-los aos batidos do meu filhote, ele adora.
    Nos produtos de beleza, torna-os "gulosos", muito bom.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro morangos, mas em cosméticos agora pensando no assunto não tenho nada com esse aroma! Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro morangos apenas sob a forma de fruto. Gelados, iogurtes e afim não sou grande fã. Na cosmética também não, mas, tal como tu, tenho o perfume da YR e a mini body butter da The Body Shop *

    ResponderEliminar
  4. adoro morangos XD
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos comentários meninas! :D
    O morango é um fruto muito rico! Ao natural ou em batidos, são várias as formas de fazer proveito das suas propriedades :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿