Mostrar mensagens com a etiqueta Review. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Review. Mostrar todas as mensagens

domingo, 31 de janeiro de 2016

Review: Grapefruit & Sugar Beet Shampoo & Conditioner da Earthsap

Janeiro foi um mês calmo em que consegui cumprir com o que tinha agendado para o blog, vamos ver se os próximos meses conseguem ser assim produtivos por estes lados. Então, neste último dia do mês trago-vos uma dupla review de produtos capilares da marca Earthsap. Apesar de eu ter gostado muito do meu primeiro champô natural da Enchantrix, a variedade de produtos naturais existentes pelos lados de Joanesburgo, fez-me querer experimentar diferentes e ver qual o melhor conjunto para o meu cabelo. Será que esta marca conseguiu superar a Enchantrix?


Segundo a Earthsap:
O remédio perfeito para os cabelos oleosos. Este champô e condicionador naturais purificam e nutrem o cabelo, ajudando a regular a secreção de óleo pelo couro cabeludo. Como são 100% não-tóxicos, não precisa se preocupar com substâncias químicas nocivas que tiram os nutrientes ao seu cabelo. Eles são gentis o suficiente para uso diário e são seguros para toda a família e para o ambiente, pois são baseados em ingredientes simples e puros e óleos essenciais. 

- A beterraba é rica em betaína que penetra no cabelo, reparando-o e fortalecendo-o até às pontas. Contém também proteínas, cálcio e vitamina B e C que ajudam a manter o couro cabeludo e cabelo naturalmente saudáveis.
- O óleo essencial de toranja é um limpador levemente ácido, que elimina suavemente o excesso de óleo e que equilibra os níveis de óleo do cabelo.
- A proteína de soja repõe os nutrientes tão necessários.
- Não possui fragrâncias sintéticas, conservantes artificiais, fosfatos, petroquímicos e cloro.
- Nenhum animal foi prejudicado para fazer este produto.
- 100% biodegradável e não-tóxico.
- Indicado para cabelo normal a oleoso.

Modo de Utilização
Massajar o champô no cabelo e couro cabeludo molhados e enxaguar. Aplicar, de seguida, o condicionador, insistindo nas pontas e áreas mais danificadas. Penteie e enxague bem. Para melhores resultados utilizar em conjunto o champô e condicionador da mesma linha.

A minha opinião:
Foram dois os motivos que me levaram a querer experimentar este champô: a sua fórmula simples e o facto de ser destinado ao cabelo oleoso, pois sempre se lê por aí que se deve usar um champô destinado ao nosso tipo de cabelo, de forma a obter melhores resultados. O condicionador não foi o mais indicado, pois as minhas pontas são secas mas, na altura, só havia este. A marca diz que o champô regula/equilibra os níveis de óleo produzidos pelo couro cabeludo mas, no meu cabelo, ele fez exactamente o contrário, deixando-o pesado, sem brilho e ainda mais oleoso (praticamente tinha de o lavar todos os dias). Apesar destes resultados, quando voltei a Joanesburgo a segunda vez, comprei uma outra embalagem para o testar de novo - os resultados foram exactamente os mesmos! Portanto, este produto foi uma verdadeira desilusão! Já o condicionador também não fez muito pelas minhas pontas, pois elas continuaram secas, no entanto, na hora de aplicar, ele deixava o cabelo muito macio e desembaraçado. Este era um condicionador para cabelo oleoso, por isso eu também não esperava que fosse hidratante o suficiente. Entretanto, ainda experimentei o condicionador de romã para cabelo seco da marca e esse conseguiu ser um pouco mais hidratante.

O champô é transparente com uma textura fluída, enquanto que o condicionador possui uma coloração esbranquiçada mais cremosa. O aroma foi algo que me desagradou. Tendo em conta os óleos utilizados (toranja e limão), eu esperava por um aroma natural, cítrico e fresco, mas nada se assemelhava a isso, antes era um aroma suavemente cítrico e meio sintético, que me fazia lembrar cheiro de detergente. As embalagens são exactamente iguais, com um design simples e uma imagem de toranjas. O papel que envolve a embalagem não possui uma película de plástico, o que faz com que se desfazendo e perdendo a cor com o uso e o contacto com a água.

Análise de ingredientes:

Champô
Purified Water (0), decyl & lauryl glucoside from coconuts (1), soy protein (1), coco betaine (1), wheat protein (1), vegetable glycerine (0), olive oil (0), grapefruit oil (0), lemon oil (0), citric acid (2), ascorbic acid (1).  

Condicionador 
Purified Water (0), cetearyl alcohol from coconuts (1), wheat protein (1), vegetable glycerin (0), vitamin E (1), calendula oil (0)grapefruit oil (0), sugar beet (0), soy protein (1), panthenol (vitamin B5) (1), decyl glucoside (1). 

Ambos os produtos possuem uma fórmula bastante natural e simples com apenas 11 ingredientes. Não tenho nada a referir quanto à nocividade, apenas tenho a destacar o wheat protein (proteína de trigo) no champô, o que significa que possui glúten. Não existe referência a fragrâncias nem aromas artificiais, aliás, a marca até diz que não faz uso de tais, por isso, à partida, os aromas são naturais. Além disto, tenho a seguinte observação: se a embalagem diz que o champô é de toranja e açúcar de beterraba, onde está o açúcar de beterraba nos ingredientes? Ele apenas está presente na fórmula do condicionador e não na do champô. A mãe do meu namorado tinha uma embalagem de 400ml deste champô em casa e eu fui dar uma olhada nos ingredientes. Para meu grande espanto, a fórmula só continha 7 ingredientes e alguns deles nem coincidiam com a minha versão de champô (saponified coconut extract, wheat germ, salt, sugar beet). Este já continha o açúcar de beterraba mas, como pode um mesmo champô ter fórmulas diferentes? Além disso, este champô referia na embalagem ser para todos os tipos de cabelo. É a segunda vez que encontro isto num produto natural originário de África do Sul e é algo um tanto grave, pois é importante que as pessoas tenham conhecimento dos ingredientes certos que constituem o produto, principalmente para pessoas com certas alergias. Isto só demonstra que as marcas por aqui não são nada sérias com os produtos que fabricam. Para uma informação mais detalhada acerca dos ingredientes, consultar aqui  

Embalagem: 250 ml ou 400 ml 
Comprar: Lojas naturais ou hipermercados de Joanesburgo  
Preço: R53 (o preço varia consoante a loja, nos hipermercados a embalagem de 400 ml chega a ser o mesmo preço que a de 250ml nas lojas naturais)

Nota Champô: 1/10

Nota Condicionador: 2/10

Conclusão: Nenhum destes produtos supriu as necessidades do meu cabelo, deixando-o ainda mais oleoso, sem brilho e sem volume. O aroma é demasiado artificial para mim, faz-me lembrar detergente, mas a fórmula não acusa nada, além disso, o champô possui glúten e eu não consumo glúten. Por todos estes motivos, estes são dois produtos que eu não voltarei a comprar, com muita pena, pois possui uma fórmula bastante boa (agora falta saber é qual a fórmula correcta). O meu namorado usou o champô de lavanda para todos os tipos de cabelo e gostou, já a mãe dele usou esta linha e a de romã e gostou de ambas. Aqui está uma prova que um mesmo produto pode ter resultados diferentes consoante o tipo de cabelo de cada pessoa.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Review: Peppermint / Mint & Vanilla Toothpaste Enchantrix

A Enchantrix foi a marca com que me estreei nos produtos capilares naturais mas, também, nos produtos de higiene oral. O champô da marca continua a ser um favorito até aos dias de hoje, será que uma destas pastas também o é?


Segundo a Enchantrix:
Esta pasta de dentes não contém lauril sulfato de sódio ou fluoreto e é feita com amor e carinho através dos melhores ingredientes que podemos encontrar. Não te irá fazer mal a ti, nem aos animais ou ao ambiente. Este produto é especialmente formulado para promover dentes saudáveis. Os óleos utilizados são cultivados organicamente com amor e em reverência para com a terra. Feita com amor em África do Sul, esta é uma pasta sustentável, ética e eco-friendly, adequada para toda a família.

Modo de Utilização
Escove os dentes cuidadosamente de manhã e à noite, preferencialmente, depois de cada refeição.

A minha opinião:
A pasta de menta e baunilha foi a primeira que adquiri e que usei durante a minha primeira estadia em Joanesburgo. Apesar de a ter usado durante pouco tempo, deixou-me a impressão de ser uma boa pasta, pois os dentes pareciam limpos. Entretanto, comprei a de menta para levar para Portugal e deixei a de baunilha com o meu namorado. Acabei por não a usar e só quando regressei ao continente africano novamente é que a estreei. Durante mais de um mês, tanto eu como o meu namorado, a usamos diariamente, sem qualquer problema, até que o meu namorado começou a criticar a mesma e a queixar-se do sabor que ficava na boca após a escovagem e que se mantinha durante o dia, supostamente um sabor estranho, que não era fresco nem agradável. A pasta já de si não deixa aquela sensação de frescura na boca após a lavagem, pois tem um aroma muito suave, mas isso era uma questão de gosto (eu, por exemplo, não gosto daqueles sabores fortes que chegam a picar na boca, mas já o meu namorado gosta). Com a continuação, comecei a notar alterações no meu hálito ao acordar, eu tinha um sabor estranho, intenso e bastante desagradável na boca. Além disso, comecei a notar também formação de tártaro nos meus dentes (nunca antes tive tártaro). Sempre tive uma higiene exemplar, escovando os dentes após cada refeição e usando fio dentário diariamente e nunca antes tive nenhum tipo de problema. Algo estava errado e a causa mais provável era a pasta de dentes, até porque o meu namorado também se queixava. Definitivamente, esta pasta não estava a cuidar bem dos nossos dentes.

A pasta em si tem uma consistência e sabor muito diferentes do habitual. A consistência é do tipo viscosa, com uma coloração creme e o sabor é muito suave, tão suave que não dá nenhuma frescura à boca durante e após a lavagem. A baunilha não é propriamente um ingrediente fresco e, a pasta de baunilha, tinha um sabor tão abaunilhado que se sobrepunha ao de menta, o que poderia ser um problema à frescura. No entanto, a pasta só de menta também não dava frescura nenhuma. Nunca fui muito fã do aroma a baunilha por isso, a nível de aroma preferi a pasta só de menta. No que toca à formação de espuma, não fazia muita, mas o suficiente para lavar os dentes. As embalagens possuem um design muito simples e clean, característico da marca e algo que me agradou foi o facto de serem viradas para baixo, o que permite que o produto saia mais facilmente. Não têm referência a uma validade após abertura, no entanto, possuem uma data de validade. Eu deixei de usar a pasta de menta umas semanas antes de terminar a validade e reparei que o seu aroma se alterou bastante após passar essa mesma data. Os produtos naturais possuem fórmulas mais instáveis, por isso, é extremamente importante que cumpram a rigor as suas datas de validade. Possuem apenas um selo da Beauty without Cruelty.

Análise de ingredientes:

Vegetable glycerin (3), kaolin (1),  calcium carbonate (1), lauryl glucoside (1), xanthan gum (1), menthol (1), mentha piperita (peppermint) leaf oil (0)*, eugenia caryophyllata (clove oil) (0)*, vanilla planifolia (vanilla extract) (0).
* Ingredientes orgânicos certificados

Com um total de 9 ingredientes, dos quais 4 são naturais e 5 são sintéticos seguros, possui 2 ingredientes orgânicos. A fórmula base de ambas é exactamente igual, apenas é acrescentada a baunilha na pasta de menta e baunilha. A glicerina e o mentol podem ser de origem natural ou sintética mas, nesta fórmula, não existe informação que nos permita saber esse facto, logo considerei que fossem sintéticos. No geral, a fórmula é muito natural e segura, o que para uma pasta de dentes me surpreendeu, só tenho pena que não tenha sido suficientemente eficaz no cuidado dos dentes. Para uma informação mais detalhada acerca dos ingredientes, consultar aqui.

Embalagem: 100 ml Comprar: Lojas naturais Joanesburgo Preço: R42 (2,77€)

Nota: 4/10
✿✿

Conclusão:
Desculpa Enchantrix mas estas pastas de dentes foram uma verdadeira desilusão! Nunca antes tive qualquer problema com os meus dentes, por isso foi um choque para mim ver a forma como criei tanto tártaro, além do sabor matinal que era muito desagradável. Tanto eu como o meu namorado tivemos uma má experiência, portanto, este é um produto para nunca mais voltar a comprar!