sexta-feira, 24 de abril de 2015

Review: Tonic Water Energizing Purifying da BeSave!

Hoje vou dar início às reviews de 2015 que, como referi neste post, terão uma informação adicional relativamente aos ingredientes do produto em questão. Para começar, irei falar de um produto da marca francesa BeSave!, que adquiri quando estive na Dinamarca. Apesar da filosofia natural e orgânica da marca, este seria um produto que eu não voltaria a comprar, tendo em conta as minhas exigências actuais quanto aos produtos naturais. 

Segundo a Be Save!:
Para tonificar o rosto a qualquer hora do dia ou refinar a sua limpeza, esta água hidrata (as camadas superiores da epiderme), energiza e purifica a pele. Estimula e prepara a pele para outros tratamentos, especialmente para o creme facial. Aplicar sempre que necessário com um disco de algodão. Dermatologicamente testado.

YES BESAVE!
- Formulado com ingredientes orgânicos;
- Salva a superfície da agricultura;
- Limita a pegada de carbono;
- Utiliza materiais e ingredientes recicláveis.  

NO BESAVE!
- Não utiliza perfumes e corantes sintéticos;
- Não utiliza parabenos, silicone e OGM.

Cosmético natural e biológico certificado pela ECOCERT e pela Cosmebio - 98% do total de ingredientes são de origem natural e 20% do total de ingredientes são de agricultura biológica (informação acerca dos selos de certificação aqui).

A minha opinião:
Há cerca de três anos atrás foi quando comecei a procurar por produtos naturais mas, na altura, ainda não tinha a preocupação de analisar os seus ingredientes e comprava à confiança tudo o que se dissesse natural ou orgânico. A BeSave! foi daquelas marcas que, sendo natural e com umas embalagens tão giras e coloridas, me levou a adquirir vários produtos, nomeadamente esta água tónica. Dizendo-se ser energizante, aplicava-a pela manhã para dar um up à pele, ficando esta fresca e tonificada e com um leve aroma floral. Ela tinha tudo para ser boa, no entanto, havia um senão, depois de a aplicar sentia a minha pele peganhenta. Cheguei a pensar que estivesse a utilizar uma quantidade a mais, mas isso acontecia independentemente de usar pouco ou muito produto e independentemente do método que utilizasse para a aplicar (num disco de algodão ou borrifando directamente no rosto). Apesar disso, continuei a usá-la mas houve uma altura que desconfiei que me estivesse a fazer borbulhas, então deixei de a usar. Não cheguei a confirmar esse facto, pois estando parada e não gostando da sensação que deixava na minha pele, mais tarde, acabei por a dar à Andy.


Com uma embalagem bastante original, jovial e colorida, esta água tónica apresenta uma coloração amarela, com uma textura suave e um aroma floral agradável e natural.  Pessoalmente, não gostei da sua abertura e optei por transferir o líquido para uma embalagem com borrifador, para ser mais prático e rápido de aplicar.

Análise de ingredientes:

Aqua (water) (0), anthemis nobilis flower (chamomile) water (0)*, glycerin (2), decyl glucoside (1), benzyl alcohol (5), hippophae rhamnoides (sea-buckthorn) extract (0)*, dehydroacetic acid (1), parfum (fragrance) (8), limonene (6), linalool (5), geraniol (7), citral (7), citronellol (5).  
*Ingredientes provenientes de agricultura biológica

Sendo certificada pela ECOCERT e pela Cosmebio, já sabemos que a sua fórmula não contém perfumes sintéticos ou corantes e que contém no mínimo 95% de ingredientes de origem natural, 95% dos ingredientes vegetais são de origem biológica e 10% de todos os ingredientes são de agricultura biológica. A glicerina é um ingrediente que ocorre naturalmente (também pode ser produzida sinteticamente) que equilibra os níveis de água na pele para facilitar a humidade. Pode ser de origem animal ou vegetal e está listada no PETA's Consumer Caring Guide como um subproduto da fabricação do sabão, que geralmente utiliza gordura animal. Neste caso, a glicerina não está especificada como sendo de origem vegetal, no entanto, a marca diz-se cruelty-free logo não possui produtos animais. O álcool benzílico é um ingrediente sintético e que ocorre naturalmente, utilizado como solvente e conservante. Tem sido associado a alergias de contacto e imunotoxicidade. O perfume/fragrância encontrado no rótulo dos produtos corresponde a uma mistura de vários aromas e ingredientes químicos não revelados e tem sido associado a alergias, dermatites, dificuldades respiratórias e potenciais efeitos sobre o sistema reprodutivo, além disso, é tóxico para o ambiente e a vida selvagem. A EWG considera este ingrediente sintético, sendo que o classifica como uma substância nociva e, por isso, ele aparece com uma nota alta, no entanto, alguns produtos naturais contêm "parfum/fragrance", mas de origem totalmente natural (óleos essenciais). A marca não utiliza perfumes sintéticos e tem um selo que o confirma, logo este ingrediente é inofensivo. O limoneno, o linalol, o geraniol, o citral e o citronelol são ingredientes que são usados em fragrâncias florais e que ocorrem naturalmente em muitos óleos essenciais. Podem estar associados a reacções alérgicas, imunotoxicidade e dermatites de contacto. Esta é uma fórmula sem álcool. 

Este produto apresenta uma fórmula muito natural, sendo que as cores laranja e vermelhas advêm maioritariamente de ingredientes que ocorrem naturalmente. Estes ingredientes, por lei têm de estar listados nos ingredientes do produto, para que possam ser identificados e usados com segurança. E, apesar de representarem um risco médio-elevado para o organismo, acabam por ser mais seguros que muitos outros sintéticos mas, no fim, a escolha de compra é nossa. Eu, pessoalmente, prefiro descartar estes ingredientes e apostar em produtos com uma fórmula ainda mais natural.

Embalagem: 200 ml Comprar: - Preço: 12€

Nota: 6/10
✿✿✿✿

A análise de ingredientes foi elaborada com base em informações retiradas dos sites Truth in Aging e EWG. Podem consultar a informação sobre a classificação dos ingredientes aqui.

2 comentários:

  1. Gostei imenso do post, super detalhado e informatico. Também gostava de experimentar alguns produtos mais naturais :)

    Beijinhos,
    Blog | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tatiana, fico feliz que tenhas gostado! Os produtos naturais são uma excelente aposta, corpo e ambiente agradecem :)
      Beijinhos*

      Eliminar

"Aparece uma flor. Simples e bonita. Frágil e forte. Imprevisível, cresce aqui e ali, onde menos é esperado. Suas pétalas preenchem o ar com sua força poética."

Muito Obrigada por visitares o PurEssence! :D
Sente-te à vontade para deixar a tua opinião!
A resposta aos comentários será dada no próprio post :)
Marisa ✿